Gaudium news > Centenário da carta “Maximum Illud” será celebrado com Mês Missionário

Centenário da carta “Maximum Illud” será celebrado com Mês Missionário

Centenário da carta Maximum Illud será celebrado com Mês Missionário.png

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 06-06-2017, Gaudium Press) “Convocar toda a Igreja para um Mês Extraordinário dedicado à oração, à caridade, à catequese e à reflexão teológica sobre a Missão”, essa é a proposta aprovada pelo Papa Francisco para celebrar, em outubro de 2019 o centenário da “Maximum Illud’, a carta apostólica “missionária” promulgada pelo Papa Bento XV no dia 30 de novembro de 1919. O anúncio foi realizado pelo prefeito de ‘Propaganda Fide’, Cardeal Fernando Filoni, em alocução aos diretores nacionais das Obras Missionárias Pontifícias, que se encontram em Roma participando de sua assembleia anual.

“A celebração”, disse o purpurado citanto a ‘Evangelii Gaudium’, “não se reduzirá à comemoração deste texto do magistério papal, tão crucial para a missionariedade de toda a Igreja, mas será, sobretudo, a ocasião para reavivar em todos uma verdadeira conversão missionária e um autêntico discernimento pastoral para que todos, fiéis e pastores, vivam em estado permanente de missão”.

O prefeito recordou o chamado do pontífice “a reavivar o ardor e a paixão dos santos e dos mártires, sem os quais nos reduziríamos a uma ONG que reúne e distribui ajudas materiais e subsídios” e relacionou o magistério da ‘Maximum Illud’ com os estímulos missionários atuais do Papa Francisco.

Em ‘Maximun Illud’, Bento XV fala da evangelização como “a grande e santíssima missão confiada aos seus discípulos por Nosso Senhor Jesus Cristo”. Além disso, exortou aos prelados a serem “a alma” da missão, “pois convêm que quantos na vinha do Senhor trabalham de um modo ou de outro sintam por própria experiência e claramente que o superior da Missão é pai vigilante e solícito, cheio de caridade, que abraça tudo e a todos com o maior afeto; que sabe alegrar-se em suas prosperidades, condoer-se de suas desgraças, infundir vida e alento aos seus projetos e louváveis empresas, prestando-lhes seu concurso e interessar-se por tudo de seus súditos como por suas próprias coisas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas