Gaudium news > Junho é o Mês Vocacional no Uruguai

Junho é o Mês Vocacional no Uruguai

Montevidéu – Uruguai (Quarta-feira, 07-06-2017, Gaudium Press) Com o lema “Eu sou o que fala contigo” a Igreja Católica no Uruguai celebra durante junho o Mês Vocacional, ocasião na qual se convoca de modo especial a orar pelas vocações ao sacerdócio e a vida consagrada, e também se motiva as novas gerações a seguir a Jesus de maneira mais radical a partir destas opções de vida.

Várias são as atividades que vem se desenvolvendo neste mês a nível nacional e diocesano, entre elas a realizada pelo Departamento de Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Uruguaia (CEU) com um encontro de formação dirigido aos agentes de Pastoral Vocacional, que ocorreu na Casa de Retiros “João XXIII” de São José com o tema “Vocações para nosso tempo. A Trindade nos chama a partir do amor”.

Junho é o Mês Vocacional no Uruguai.png

Por sua vez a Arquidiocese de Montevidéu pretende aprofundar no chamado à vocação, seja o sacerdócio, a vida consagrada ou o matrimônio, como comentou à Igreja Jovem de Montevidéu o Padre Mauro Fernández, Assessor Vocacional Arquidiocese: “Comumente se entende como vocação as vocações sacerdotais ou religiosas, padres ou monjas, mas vocação quer dizer muito mais que isso (…) A vocação, antes de tudo, é um chamado à vida (…) Depois cada um terá que adaptar à sua realidade e perguntar-se ‘O que quer Deus de minha vida?’, Qual é o sonho de Deus para mim?”.

Parte importante das iniciativas é a oração. Por esta razão, a Arquidiocese iniciou o Mês Vocacional com uma jornada de oração pelas vocações de especial consagração, com a participação da comunidade eclesial que foi convocada pelo Arcebispo, o Cardeal Daniel Sturla, que em uma carta que enviou aos párocos assinalou referindo-se ao Evangelho de Lucas: “Estamos chamados a viver o mandato do Senhor: ‘Roguem ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita'”.

O convite é a unir-se em oração através do Santo Rosário, a Adoração Eucarística e a Santa Eucaristia por esta especial intenção não apenas durante o mês vocacional, mas durante o ano a cada primeira quinta-feira do mês.

O Padre Fernández também recorda que este mês é um chamado para toda a Igreja renovar sua súplica “por novas vocações de especial consagração. E também, durante o mês de junho, dar-lhe graças a Deus pelo chamado que nos fez à vida, a ser pessoas e a uma vocação específica para cada um de nós”.

Como parte das atividades, na Arquidiocese de Montevidéu se apresentará a cada semana um audiovisual sobre as diferentes vocações, que estarão disponíveis em website da Igreja Jovem de Montevidéu.

Além disso, no dia 17 de junho terá lugar na Universidade Católica de Montevidéu o curso “Buscando Caminhos”, dirigido a jovens e adolescentes para aprofundar em temas como vocação e profissão, sob a orientação de sacerdotes, seminaristas e psicólogos.

Por outro lado, o Mês Vocacional começou para a Diocese de Tacuarembó com uma Missa e Adoração Eucarística no dia 1º de junho, que foi presidida pelo Bispo local, Dom Julio Bonino. E no dia 03 de celebrou um encontro com os consagrados da Diocese, também com a presença do prelado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas