Gaudium news > Congresso Internacional celebra o Centenário das aparições de Fátima

Congresso Internacional celebra o Centenário das aparições de Fátima

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 07-06-2017, Gaudium Press) Entre os dias 21 a 24 de junho ocorrerá o Congresso Internacional do Centenário de Fátima intitulado “Pensar Fátima”, e promovido pelo Santuário de Fátima, em parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Durante o evento se estudará as várias dimensões do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima sob a perspectiva da Teologia, da Sociologia, da Psicologia, da Cultural, da História e da Arte.

Congresso Internacional celebra o Centenário das aparições de Fátima.jpg

“A celebração do centenário de Fátima é ocasião para um olhar sobre a história do acontecer de Fátima e as suas implicações religiosas, sociais, culturais e artísticas, o impacto religioso e sociocultural das aparições dentro e fora das fronteiras portuguesas”, diz o site do Santuário.

O Congresso Internacional contará com sete conferências plenárias e sete temáticas.

As plenárias serão as seguintes: “História e Historiografia de Fátima”, por Marco Daniel Duarte; “Os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, por Eloy Bueno de la Fuente; “Da Mariologia a Fátima”, por Stella Morra; “Fátima e Roma”, por António Matos Ferreira; “Fátima no contexto das Mariofanias”, por Afonso Soares; “Hermenêuticas dos três videntes”, por Franco Manzi; “O lugar de Fátima na reconfiguração do religioso”, por Alfredo Teixeira; e “Fátima como promessa”, pelo presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.

Já as conferências temáticas serão: “Fátima e práticas do território”, por Graça Poças Santos; “Taumaturgia em Fátima”, por Tiago Marques; “Fátima e a geografia do conflito”, por Luís Salgado Matos; “As aparições de Fátima na perspectiva da pneumatologia mariológica”, por José Cristo Rey Garcia Paredes; “Fátima e a teologia política”, por João Manuel Duque; “Fátima e a questão ecumênica”, por José Eduardo Borges de Pinho; e “Fátima e as dinâmicas pastorais em Portugal”, por Paulo Fontes. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas