Gaudium news > Fátima: Basílica da Santíssima Trindade acolhe Exposição “Mater Dei”

Fátima: Basílica da Santíssima Trindade acolhe Exposição “Mater Dei”

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 09-06-2017) Gaudium Press) – A Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolhe a partir do dia 13 de junho a exposição “Mater Dei”.

A exposição é composta por 25 obras de 25 artistas contemporâneos. As obras de escultura, pintura, desenho e outras técnicas estiveram em exposição na sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, e chegam agora a Fátima.

A exposição celebra o tricentenário da concessão do título de patriarcado à diocese de Lisboa e o Centenário das Aparições de Fátima.

Em declarações à Sala de Imprensa, Marco Daniel Duarte, Diretor do Museu do Santuário de Fátima explicou que ” os artistas representados foram desafiados a selecionarem, dentre a obra já feita, ou a conceberem propositadamente para esta exposição peças que interpretassem a figura da Virgem Maria, tomada pela arte cristã de todos os tempos como expoente máximo da beleza da criação”.

Marco Daniel disse ainda que “as linguagens usadas são tantas como os artistas que compõem a exposição, 25 nomes que com diferentes técnicas mostram Maria como ícone de maternidade”.

Lisboa e Fátima

A exposição esteve primeiramente em Lisboa e agora estará em Fátima, de 13 de junho a 13 de setembro e estará montada no nártex da Basílica da Santíssima Trindade.

Marco Daniel, ainda explicou para a Imprensa que “Ao expor estas peças, o Santuário de Fátima assume a sua responsabilidade de mostrar a reflexão artística contemporânea, sublinhando como a arte e a temática sagrada não são conceitos antagónicos, mas lugares de importante reflexão ao nível do pensamento contemporâneo”.

“Entre as diferentes linguagens que o Santuário de Fátima usa para comunicar com a diversidade dos peregrinos, tem estado a artística, não somente nas obras colocadas nos lugares de culto, mas também nas exposições temporárias que o Museu do Santuário de Fátima tem levado a cabo”, reiterou, para encerrar sua apresentação para a mídia. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas