Gaudium news > Medellín será sede de 1ª Semana da Vida Consagrada

Medellín será sede de 1ª Semana da Vida Consagrada

Medellín – Colômbia (Segunda-feira, 12-06-2017, Gaudium Press) Com o tema “Liderando ‘No Espírito’ processos de transformação missionária, comunitária e espiritual”, terá lugar em Medellín a 1ª Semana de Vida Consagrada; iniciativa organizada pela Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Bolivariana (UPB), em união com a Delegação Arcebispal para a Vida Consagrada da Arquidiocese de Medellín.

Tal como expõem os organizadores, a Semana da Vida Consagrada será “um espaço e um momento de reflexão e aprofundamento da identidade espiritual, a vivência comunitária e o compromisso missionário, daqueles que fazem presença no coração da Igreja, e os convida a viver com paixão, responsabilidade e compromisso a vocação a dito estado, para ser testemunhas e profetas diante dos desafios das múltiplas transformações sociais e aos traços da cultura atual e construir na Igreja uma experiência comunitária mais sólida”.

O evento, que terá lugar na Aula Magna Dom Manuel José Sierra da UPB sede Laureles, terá como palestrante convidado ao Padre José Cristo Rey García Paredes, missionário claretiano espanhol, doutor em Teologia, catedrático e -recentemente nomeado pelo Papa Francisco- consultor da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA).

Medellín será sede de 1ª Semana da Vida Consagrada.jpg

Vários serão os temas que se abordarão, entre eles: “Re-inventar a liderança, re-inventando a organização”, inspirado em Marcos 2, 22: “Vinho novo em odres novos”; “Comunidade em missão, organismo vivo”, tendo em conta 1 Coríntios 12, 27: “Sois o corpo de Cristo”; “Líderes e seguidores: o serviço da autoridade e da obediência”; “Processos de transformação missionária e comunitária”; “Desterrar potencialidades em tempo de incertezas e crises”; “Inovação e corretivo profético”; e “Habitar espaços de fragilidade: enfermidade, ancianidade, precariedade”.

Os encontros ocorrerão nas terças, quartas e quintas das 08h às 17h, e sextas das 08h às 12h.

A Arquidiocese de Medellín, em união com a Faculdade de Teologia da UPB e a Conferência de Religiosos da Colômbia (CRC) também realizou em 2015 um Congresso sobre Vida Consagrada que levou por tema “Escutemos a Deus onde a Vida Consagrada clama. Horizontes de novidade na vivência de nossos carismas hoje”.

Então o congresso teve por objetivo comemorar o 50º aniversário do Decreto ‘Parctae Caritatis’, sobre a adequada renovação da Vida Religiosa do Concílio Vaticano II, e celebrar o Ano da Vida Consagrada, convocado pelo Papa Francisco.

Na ocasião, se contou com a presença do Arcebispo de Medellín, Dom Ricardo Tobón Restrepo, que ofereceu a conferência inaugural. Também participaram os sacerdotes e docentes da Faculdades de Teologia da UPB Hernán Cardona, SDB, e Tarcisio Gaitán; assim como o Padre Víctor Martínez, SJ, da Conferência de Religiosos da Colômbia (CRC). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas