Gaudium news > Todos somos amados, mesmo sem merecermos, diz Papa Francisco

Todos somos amados, mesmo sem merecermos, diz Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-06-2017, Gaudium Press) – A parábola do Filho Pródigo e a necessidade que todos nós temos de ser amados foi o que serviu de inspiração e tema para as palavras proferidas pelo Papa Francisco na catequese da Audiência Geral de quarta-feira (14/06).

Todos somos amados, mesmo sem merecermos

Diante de cerca de 20 mil pessoas reunidas na Praça São Pedro o Papa afirmou, logo no início de suas palavras: “Ninguém pode viver sem amor e não devemos crer que o amor deva ser merecido, que se não formos belos, atraentes e fortes, ninguém pensará em nós”.

Dentro da temática escolhida, Francisco deu continuidade a seu pensamento questionando:
“Os narcisismos do homem nascem de sua solidão; é possível que ninguém esteja disposto a querer bem gratuitamente a outra pessoa? ” E ele mesmo respondeu advertindo:
“Não seria um mundo, mas um inferno…”.

HHH 3 papa-francisco-balcao-da-basilica-de-sao-pedro.jpg

Francisco continuou com sua catequese destacando que “Por detrás de tantas formas de ódio social e delinquência, existe quase sempre um coração não-reconhecido. Não há crianças ou adolescentes maus, mas pessoas infelizes”, salientou, recordando ainda que “uma troca de olhares abre as portas do coração”.

O Amor de Deus, antes de tudo

Para Francisco, somente a experiência de dar e receber amor nos faz felizes, mas, deve ser um amor como o que Deus tem por nós: um amor que vem antes de tudo e que não tem é incondicionado. Deus não nos ama por alguma razão, mas nos ama porque Ele mesmo é amor e o amor tende, por natureza, a se difundir, a se doar.

Citando São Paulo, o Papa explicou que “a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores”, ou seja, estamos afastados, distantes, como o Filho Pródigo do Evangelho narrado pelo Evangelista Lucas:
“Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão”.

Em Jesus fomos amados

“Quem de nós ama desta maneira, senão um pai ou mãe? Mães continuam querendo bem a seus filhos mesmo quando estão encarcerados, nunca deixam de sofrer por eles e os amam mesmo sendo pecadores. Deus faz o mesmo conosco: somos seus filhos amados!”.

“É em Jesus que fomos queridos, amados, desejados; Ele imprimiu em nós uma beleza primordial que nenhum pecado ou escolha errada na vida pode cancelar”.

Remédio para curar uma pessoa infeliz
Dirigindo-se aos fiéis Francisco perguntou: “para curar o coração de uma pessoa infeliz, qual seria o remédio? “
E o Papa mesmo respondeu:
“É preciso antes de tudo abraçá-la, para que sinta que é desejada, que é importante, e deixar de ser triste. Amor chama amor. Jesus não morreu e ressuscitou para si mesmo, mas por nós, para que nossos pecados sejam perdoados. Assim, é tempo de ressurreição para todos: é hora de salvar os pobres do desencorajamento, principalmente aqueles que jazem no sepulcro há bem mais que três dias. Sopra aqui, sobre nossos rostos, um vento de libertação; germina aqui o dom da esperança, a do Deus-pai que nos ama sempre e como somos, bons ou maus”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas