Gaudium news > Academia para a Vida terá como novo membro um Padre brasileiro

Academia para a Vida terá como novo membro um Padre brasileiro

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 14-06-2017, Gaudium Press) – O Professor de Fisiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Padre Aníbal Gil Lopes, foi nomeado nesta terça-feira (13/06) como membro da Pontifícia Academia para a Vida.

De Médico a Sacerdote

O sacerdote e professor Padre Aníbal Gil Lopes nasceu em 18 de julho de 1948, em Araraquara, São Paulo.
Sua formação se deu na Universidade de São Paulo, onde obteve o grau de Médico (1973) e foi ordenado sacerdote 1973. Ele é Doutor em Fisiologia de Órgãos e Sistemas (1976) e Livre Docente na mesma área (1988). Entre 1981 e 1984 realizou o Pós-doutorado na Yale University, CT, USA. Foi Professor Visitante na The Johns Hopkins University, MD, USA, e no Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, Caracas, Venezuela.

Ordenado sacerdote em 1973

A contribuição do Padre Anibal à ciência se reflete no grande número de citações de seus trabalhos na literatura especializada internacional. Até o momento, publicou 95 artigos completos em periódicos especializados; 12 capítulos em livros nacionais e estrangeiros; mais de 200 trabalhos apresentados em anais de congressos científicos nacionais e internacionais.

Ele é membro da Academia Nacional de Medicina, Academia de Ciências Latino Americana, Pontifícia Academia Para a Vida (Vaticano), Academia Brasileira de Ciências, Academia Fides et Ratio, Academia Europeia de Ciências Letras e Artes (Paris), Academia Brasileira de Educação, Academia das Ciências de Lisboa, Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro e da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Pontifícia Academia para a Vida

Instituída por João Paulo II em 1994, a Pontifícia Academia para a Vida estuda problemas relativos à promoção e defesa do valor da vida humana e da dignidade da pessoa; informa responsáveis da Igreja, instituições científicas e organizações e forma para a cultura da vida, em respeito pelo Magistério da Igreja.

Quem compõe a Academia

A Academia tem um máximo de 70 membros nomeados pelo Papa com base no profissionalismo e competência dos indicados, mesmo não católicos.
Atua em constante sintonia com o Dicastério para Leigos, Família e Vida e o atual Presidente é o arcebispo italiano Vincenzo Paglia. (JSG)

(Da Redação Gaudiunm Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas