Gaudium news > Sacerdote professor da UFRJ torna-se membro da Pontifícia Academia para a Vida

Sacerdote professor da UFRJ torna-se membro da Pontifícia Academia para a Vida

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 16-06-2017, Gaudium Press) O Professor de Fisiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Padre Aníbal Gil Lopes, foi nomeado em 13 de junho passado como membro da Pontifícia Academia para a Vida.

Sacerdote professor da UFRJ torna-se membro da Pontifícia Academia para a Vida.jpg

Carreira

O sacerdote e professor nascido em Araraquara, interior de São Paulo, formou-se na Universidade de São Paulo, na qual obteve o grau de Médico em 1973, Doutor em Fisiologia de Órgãos e Sistemas em 1976 e Livre Docente na mesma área em 1988.

Entre os anos de 1981 e 1984 realizou o Pós-doutorado na Yale University, nos Estados Unidos. Foi professor visitante na The Johns Hopkins University, no país norte americano, e no Instituto Venezolano de Investigaciones Científicas, em Caracas, na Venezuela.

Ele iniciou sua carreira no âmbito acadêmico na Universidade de São Paulo em 1978. Lá, tornou-se Professor Associado em 1988. Entre 1993 e 2014 foi Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é Professor Titular e Coordenador do Curso de Medicina da UNICASTELO, no Campus de Fernandópolis, em São Paulo.

Sua contribuição à ciência se reflete no grande número de citações de seus trabalhos na literatura especializada internacional. Até hoje, publicou 95 artigos completos em periódicos especializados; 12 capítulos em livros nacionais e estrangeiros; e aproximadamente 200 trabalhos apresentados em anais de congressos científicos nacionais e internacionais.

Pontifícia Academia para a Vida

Instituída por João Paulo II em 1994, o órgão pontifício estuda problemas relativos à promoção e defesa do valor da vida humana e da dignidade da pessoa; informa responsáveis da Igreja, instituições científicas e organizações e forma para a cultura da vida, em respeito pelo Magistério da Igreja.

A Academia possui um máximo de 70 membros nomeados pelo Papa com base no profissionalismo e competência dos indicados. Atua em constante sintonia com o Dicastério para Leigos, Família e Vida. O atual presidente é o Arcebispo italiano Dom Vincenzo Paglia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas