Gaudium news > Santuário de Fátima receberá peregrinação jubilar de coros litúrgicos

Santuário de Fátima receberá peregrinação jubilar de coros litúrgicos

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 16-06-2017, Gaudium Press) Por ocasião do Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, o Santuário português acolherá no sábado, 17 de junho, a peregrinação jubilar dos Coros Litúrgicos, nas quais participarão representantes de todas as Dioceses de Portugal. Segundo nota de imprensa emitida pelo Santuário de Fátima, estarão presentes 161 coros, mobilizando-se cerca de 3 mil pessoas.

Várias serão as atividades realizadas durante a peregrinação, onde não faltará a música litúrgica. O programa começará às 10h na Capela das Aparições com a saudação à Nossa Senhora e a recitação do Santo Rosário. Às 11h, será a celebração Eucarística na Basílica da Santíssima Trindade.

Santuário de Fátima receberá peregrinação jubilar de coros litúrgicos.jpg

Dentro das iniciativas musicais, às 15h se estreará a obra “Magnificat” do compositor Fernando Lapa. A obra, sem precedentes, abarca desde a música sinfônica até a ópera e concerto, além de música coral e câmara, tendo um enfoque teatral e cinematográfico.

“O Magnificat está composto por oito estrofes. A primeira será contada por todos os coros reunidos na assembleia (…) Está escrita com quatro vozes; no entanto cada coro interpretará a estrofe de acordo com suas possibilidades, ainda que se possa cantar a uma só voz, privilegiando neste caso a voz de soprano. As demais estrofes serão voz de soprano. As demais estrofes serão interpretadas pelo Coro do Santuário de Fátima e pela ‘Schoola Cantorum’ Pastorinhos de Fátima”, conta o Santuário de Fátima.

Após a estreia da obra, Dom José Manuel Cordeiro, Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, oferecerá uma conferência sobre o papel do canto e da música Litúrgica. A peregrinação jubilar dos coros culminará com a oração das vésperas.

Cursos musicais criativos para crianças

Também por ocasião dos cem anos das aparições, o Santuário de Fátima realizará durante as férias de verão cursos musicais criativos para as crianças.

Os cursos, que se oferecerão durante o mês de julho para meninos e meninas entre os 08 e os 14 anos, tem por objetivo promover o acontecimento de Fátima a partir de atividades lúdicas.

Nos encontros as crianças serão convidadas a participar de um programa intenso de atividades com diferentes propostas que terão lugar no Centro Pastoral Paulo VI, ao ar livre e no Santuário de Fátima, onde os menores terão a oportunidade de conhecer o órgão do Santuário. Os cursos musicais se inaugurarão no dia 06 de julho com um encontro de acolhida no qual participarão as crianças junto com suas famílias.

Entre as atividades está prevista a proposta “Quem sou eu?”, que envolverá a música, um momento de reflexão e conhecimento sobre a história de Fátima e os três pastorinhos. As crianças serão convidadas para criar uma história, tomando como base as aparições, e dar-lhe música para contá-la. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas