Gaudium news > Igreja Católica celebra 200 anos de existência no Sul da África

Igreja Católica celebra 200 anos de existência no Sul da África

Cidade do Cabo – África do Sul (Segunda-feira, 19-06-2017, Gaudium Press) A Conferência de Bispos do Sul da África prepara a celebração dos 200 anos de presença católica na região, marcados pela criação do Vicariato Apostólico do Cabo da Boa Esperança por parte do Papa Pio VII no dia 07 de junho de 1818. “Desde então, a presença da Igreja Católica tem crescido até o ponto de que agora há 28 Dioceses e um Vicariato Apostólico em nossa Conferência Episcopal do Sul da África (SACBC), que inclui a África do Sul, Botswana e Swazilandia”, comentaram os prelados.

As celebrações começarão no próximo dia 25 de junho com uma Missa na Catedral de Nossa Senhora da Fuga ao Egito na Cidade do Cabo, África do Sul. A celebração local será seguida por uma celebração nacional ainda em planejamento. Se realizarão atividades locais que incluem as escolas católicas e se prepararão as celebrações finais ao longo de toda a região no dia 10 de junho de 2018.

Esse dia “esperamos que em cada Catedral, Paróquia e a estação da missão através da África do Sul” se celebrará uma Missa ao meio-dia. Espera-se que esse dia seja divulgada uma mensagem especial do Papa Francisco e uma vela especial símbolo do bicentenário da evangelização será acessa em todas as Catedrais da África do Sul, Botswana e Swazilandia. Além disso se realizará um toque de sinos, “que simboliza a solidariedade da Fé entre todos nós”.

Nas celebrações “se renderá homenagem às contribuições desinteressadas dos pioneiros heroicos: sacerdotes, religiosos e leigos de terras distantes, por cuja dedicação e esforços incansáveis, as sementes da Igreja se plantaram pela primeira vez no Cabo da Boa Esperança, como se conhecia então, e ao longo da África do Sul”, indicou a SACBC. Os Bispos expressaram sua gratidão “que nunca pode ser expressada adequadamente” às congregações religiosas que se encarregaram da educação, a atenção em saúde e o testemunho heroico de “tantos que, diante de muita dificuldade trouxeram a luz de Cristo ao sul da África”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas