Gaudium news > Igreja na França convoca “Noite das Igrejas” convidando fiéis a visitarem os templos

Igreja na França convoca “Noite das Igrejas” convidando fiéis a visitarem os templos

Paris – França (Segunda-feira, 19-06-2017, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos da França convocou a uma jornada chamada “A Noite das Igrejas” na qual convoca a abertura de todos os tempos do país ao cair da noite de 24 de junho. A iniciativa busca mudar o rosto dos templos que permanecem fechados e oferecer uma oportunidade de apreciar os tesouros da arte sacra e devoção que contêm.

Igreja na França convoca Noite das Igrejas convidando fiéis a visitarem os templos.jpg

A “Noite das Igrejas” é voltado especialmente aos templos que são conservados pelas comunidades locais mas que já não são empregados para o culto atualmente. “Fazer que os visitantes redescubram o porquê e o como destas obras é imperativo hoje: é uma questão de dar significado ao que parece ter perdido”, explicou a Conferência de Bispos.

“Uma vez ao ano, todos os templos da França estão convidados a abrir suas portas até entrada à noite. Então se oferece uma forte imagem”, propõem os prelados. “O sinal da noite, a visão de um templo aceso a partir de dentro, as portas abertas por completo para acolher a todos os que desejem entrar e que não o fazem usualmente”. A missão de dar a conhecer as riquezas dos templos é encarregada aos fiéis, de forma que os habitantes locais preparam uma apresentação e os que entram aos templos encontram outras pessoas que lhes dão as boas vindas.

Os Bispos convidaram a fazer desta experiência de portas abertas uma dupla via, tanto de entrada para aqueles que se distanciaram como de saída para as comunidades paroquiais. As atividades organizadas pelos fiéis incluem melhoras dos lugares, exibição das obras de arte sacra, e se convida a incluir na programação tempos de oração e leitura das Sagradas Escrituras. “O portal que todos estão convidados a cruzar é o do templo, mas também aquele de um momento de interioridade, talvez inesperado”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas