Gaudium news > Franciscanos comemoram 500 anos de evangelização no México

Franciscanos comemoram 500 anos de evangelização no México

Cidade do México – México (Terça-feira, 20-06-2017, Gaudium Press) Um conjunto escultórico que representa aos primeiros frades franciscanos que chegaram ao México no século XVI será a maneira como a Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis no começo do século XIII, celebrará os seus cinco séculos de presença no México.

Franciscanos comemoram 500 anos de evangelização no México.jpg

Ainda que o jubileu dos 500 anos se comemore em 2024 -a chegada dos franciscanos a território mexicano ocorreu em 1524- a Ordem se prepara desde já para tão importante acontecimento com seis esculturas que se colocarão na Glorieta del Viajero, no porto de Veracruz, sendo liderada pela imagem de Frei Martín de Valencia, que junto com 12 frades, chegou a esta terra americana. No grupo escultórico, também estarão as imagens de Frei Toribio de Benavente, Frei García de Cisneros, além de dois indígenas, entre outros personagens.

De acordo com Frei Ismael Ortiz Matías, da Província Franciscana do Santo Evangelho -que é mencionado pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME)-, para liderar este projeto escultórico se criará uma sociedade civil que apresentará anualmente uma escultura. Para este ano já está pronta a primeira, que mede 2,70 metros de altura.

Além do grupo escultórico, a Ordem dos Frades Menores no México também preparam várias atividades para aprofundar sobre a Ordem, sua história e sua presença no país.

Entre as iniciativas haverá uma série de congressos nos quais se aprofundará nos lugares onde se levou a cabo a evangelização dos franciscanos. Também terá lugar o 2º Congresso de História Franciscana, haverá várias exposições e publicações, e sairá à luz um website no qual se dará maior difusão à obra franciscana no México.

Além disso, se organizarão peregrinações anuais à Veracruz, para recordar ali o início da evangelização no México. É neste lugar, e por iniciativa de Frei Domingo Díaz -que desde 1956 organizou peregrinações ao porto-, que se instituiu o “Dia pan-americano da Fé”, justamente com o objetivo de ressaltar o começo da missão franciscana no país.

No mês de maio também se celebraram vários encontros no porto de Veracruz, contando com a presença do Cardeal Carlos Amigo Vallejo, Arcebispo Emérito de Sevilla.

Além disso, se recordou a chegada dos primeiros franciscanos ao que seria então a Nova Espanha com uma caminhada portando a Cruz do Malecón de Veracruz até a Catedral de Nossa Senhora da Assunção. Um gesto que foi muito simbólico, já que evocou, não apenas a chegada da Ordem dos Frades menores, mas a chegada do Evangelho àquelas terras mexicanas.

Após os franciscanos, chegaram à Nova Espanha os Dominicanos, ano 1531, e depois os Agostinhos, em 1534. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas