Gaudium news > Medellín prepara Marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Medellín prepara Marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus

Medellín – Colômbia (Segunda-feira, 19-06-2017, Gaudium Press) No dia 25 de junho às 10h, Medellín tem um importante encontro: a Marcha da Fé e o Amor em honra ao Sagrado Coração de Jesus, um tradicional evento que congrega a Igreja que peregrina na cidade colombiana há 131 anos.

Medellín prepara Marcha em honra ao Sagrado Coração de Jesus.jpg

“Me ama mais que estes?”, inspirado no Evangelho de João 21, 15, é o lema escolhido para a Marcha deste ano, que terá como ponto de partida o Parque Boston, e como ponto de chegada o Parque Bolívar. Centenas de fiéis se congregarão nas ruas de Medellín para acompanhar em procissão a imagem do Sagrado Coração de Jesus, além de renovar a consagração da cidade e da Colômbia ao Coração Santo do Filho de Deus.

A Marcha em honra ao Sagrado Coração é uma das expressões da devoção popular mais importantes de Medellín, que se realiza de maneira ininterrupta há mais de um século. O evento, que não é apenas um acontecimento eclesial, também é um ato cívico que congrega diversos setores da sociedade.

O princípio da manifestação de Fé tem sua origem com as revelações de Jesus que em 1675 recebeu Santa Margarita Maria Alacoque, quando Nosso Senhor lhe mostra seu Coração rodeado de chamas e coroado de espinhos, com uma ferida aberta da qual brota seu sangue e emerge uma cruz: “Eis aqui o coração que amou tanto aos homens, que não poupou nada, até extinguir-se e consumar-se para demonstrar-lhes seu amor. E em reconhecimento não recebo da maioria senão ingratidão”.

Na Colômbia a devoção começou com o Apostolado da Oração da Companhia de Jesus, vivendo-se de modo especial em Medellín, que em 1887 realizou a primeira marcha, inclusive anos antes de que o Papa Leão XIII realizara a consagração universal ao Sagrado Coração de Jesus, feito que teve lugar em 1899.

Esta expressão da religiosidade popular se faz oficial em 1902, como um ato de agradecimento a Deus pelo fim da Guerra dos Mil Dias que viveu a Colômbia. Foi este ano quando o Arcebispo Primaz, Dom Bernanrdo Herrera Restrepo, consagrou o país ao Sagrado Coração de Jesus.

“Dom Bernardo Herrera Restrepo, iluminado por uma luz interior, viu que a única solução em situação tão desesperada era acudir ao Sagrado Coração de Jesus. Se dirigiu então à Presidência da República e como único meio para conseguir a tão anelada paz, sugeriu ao vice-presidente encarregado, o Doutor José Manuel Marroquín, a Consagração da República ao Sagrado Coração de Jesus e o fazer um voto de construir um templo em sua honra. O Presidente Encarregado aceitou a sugestão e no dia 22 de junho d e1902, em cerimônia inesquecível, consagrou a República da Colômbia ao Sagrado Coração de Jesus e colocou a primeira pedra para o templo que é o atual Voto Nacional”, prova documento da Arquidiocese de Bogotá.

Medellín própria a Consagração, e todos os anos a renova em sua solenidade. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas