Gaudium news > Jubileu dos jovens atrai centenas de fiéis em Assis, Itália

Jubileu dos jovens atrai centenas de fiéis em Assis, Itália

Assis – Itália (Quarta-feira, 21-06-2017, Gaudium Press) Jovens de toda a Itália entre os 16 e 33 anos se encontraram em Assis para celebrar o Jubileu dos Jovens no oitavo Centenário do Perdão de Assis. “Quero levá-los a todos ao paraíso”, inspirado em uma frase de São Francisco, foi o lema do evento que reuniu aos jovens em torno da graça que pediu o santo italiano para todos na Porciúncula.

Jubileu dos jovens atrai centenas de fiéis em Assis, Itália.jpg

A celebração do jubileu esteve marcada por várias atividades, entre elas encontros e catequeses com frades franciscanos, a celebração da Liturgia e a passagem pela Porciúncula para receber as graças do Perdão de Assis. A santidade e a beleza foram os temas centrais que guiaram os encontros, além da misericórdia que inspira as comemorações dos 800 anos do Perdão de Assis.

Após a saudação de boas vindas do Custódio da Porciúncula, o Padre Rosario Gugliotta, os jovens tiveram um primeiro momento litúrgico em torno da água do Batismo, da Palavra de Deus na Porciúncula e diante do Cristo de São Damião, que é o ícone de Jesus mais representativo dos franciscanos.

Se ofereceram várias catequeses na qual se ajudou aos jovens a descobrir o sentido da beleza, aquela que vem de Deus; e sobre a importância do tempo, que não de pode perder e de viver ao máximo a partir do amor. Também se falou que a santidade é para todos, oferecendo testemunhos de vários santos que alcançaram grandes virtudes em sua vida cotidiana, e sobre como construir a beleza uma vez que se retorne à casa, tema da última catequese.

Também se apresentou o testemunho do Frei Iarek, Irmão franciscano da comunidade missionária do Peru, que compartilhou com os Irmãos Vittorio Trancanelli e Miguel e Zbigniew, Frades Menores Conventuais que foram assassinados em 1991 neste país.

Um segundo momento ocorreu na Basílica de Santa Clara de Assis. Ali os jovens tiveram ocasião de contemplar a beleza artística do crucifixo que “falou” à São Francisco de Assis, e de refletir sobre a Criação e todo o criado. Também aprofundaram sobre as virtudes cardeais da Fé, esperança e caridade.

Depois, o grupo -que somavam por volta de 500 jovens- retornou em peregrinação à Porciúncula para um momento de adoração diante do Santíssimo Sacramento, que guiou o Padre Graziano Malgeri. “Foi um dos momentos mais fortes, para levar a Deus o ‘peso’, o pecado, com o fim de ser libertados e para poder viver como filhos”, como destacou a Ordem dos Frades Menores em nota à imprensa.

Jubileu dos jovens atrai centenas de fiéis em Assis, Itália (2).jpg

O jubileu foi encerrado com a passagem dos jovens pela Porciúncula, ocasião na qual receberam a graça do Perdão de Assis que se obteve visitando o Santuário, aproximando-se do sacramento da reconciliação, recebendo a comunhão, e orando o Credo, o Pai Nosso e uma Ave Maria pelas intenções do Papa, além de rejeitar o pecado. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas