Gaudium news > Avançam causas de beatificação de Bispo e religiosa do México

Avançam causas de beatificação de Bispo e religiosa do México

Cidade do México – México (Quarta-feira, 21-06-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco aprovou o reconhecimento das virtudes heroicas de dois Servos de Deus mexicanos, e o Bispo José de Jesús López y González e a religiosa Humildad Patlán Sánchez, que passam a ser chamados Veneráveis. O avanço na causa de beatificação se registrou no dia 16 de junho, em uma audiência na qual se aprovaram as virtudes heroicas de outros quatro Servos de Deus e o martírio de um leigo.

Avançam causas de beatificação de Bispo e religiosa do México.jpg

Dom López y González nasceu em El Cotón, Aguascalientes, em 1872 e se ordenou sacerdote na cidade de Guadalajara, servindo como presbítero em Jesus Maria, Asientos e Cosío em Aguascalientes. Em 1928 foi ordenado Bispo de Aguascalientes, e foi o terceiro prelado desta jurisdição onde serviu durante 22 anos. É recordado por sua proximidade aos fiéis e e seu caráter bondoso e caritativo.

A principal herança do prelado foi a fundação de uma congregação: a das Irmãs Mestras Católicas do Sagrado Coração de Jesus, criada para buscar a formação integral das povoações mais necessitadas. O Venerável Bispo determinou que suas características seriam a humildade, a pobreza, a abnegação e a pequenez.

A Irmã Humildad Patlán Sánchez nasceu em La Concepción, Guanajuato, em 1885 e foi admitida na Congregação de Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição no dia 17 de fevereiro de 1912. Como nome religioso em sua tomada de hábito escolheu o de Sor Humilde Patlán do Menino Jesus de Praga. A religiosa serviu com notável devoção nos cargos de mestra de postulantes, mestra de noviças, Superiora local, Vigária Geral e finalmente Superiora Geral.

Avançam causas de beatificação de Bispo e religiosa do México (2).jpg

Sua espiritualidade se caracterizou pela busca da temperança através de sacrifícios, jejuns e abstinências e o domínio de seu caráter. Estabeleceu uma penitência corporal para cada dia da semana a fim de defender sua castidade e praticava a disciplina duas vezes cada semana. Também se distinguiu por um notável espírito de obediência que promoveu ativamente entre as religiosas. Redigiu as primeiras Constituições de sua comunidade, um manual de ritos, cerimônias e preces e um comentário à Santa Regra. Guiou a sua comunidade durante a perseguição religiosa e obteve a Aprovação Pontifícia de sua congregação. Faleceu com fama de santidade no dia 17 de junho de 1970. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas