Gaudium news > Divulgado pela CNBB documento sobre iniciação à vida cristã

Divulgado pela CNBB documento sobre iniciação à vida cristã

Brasília (Quinta-feira, 22-06-2017, Gaudium Press) A CNBB disponibilizou o seu mais novo documento, intitulado “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”.

Divulgado pela CNBB documento sobre iniciação à vida cristã.png

O texto foi aprovado pela 55ª Assembleia Geral da CNBB e recebeu o número de 107 da coleção azul da Conferência. Um material com slides para trabalhar o texto está disponível aos catequistas e responsáveis pela animação pastoral das dioceses e comunidades.

Logo no primeiro capítulo, o texto apresenta o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João.

Em seis passos, o documento da CNBB apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Cristo.

Além disso, o documento oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011.

Para os bispos, a dedicação em torno da temática revela o propósito de “buscar novos caminhos pastorais e reconhecer que a inspiração catecumenal é uma exigência atual”, o que permitirá formar discípulos conscientes, atuantes e missionários.

“A vida cristã é um novo viver que requer um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas”, escreve o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, na apresentação do documento.

Para Dom Leonardo, o texto “expressa o caminho que a Igreja no Brasil percorre, iluminada pela Palavra de Deus e pelo Documento de Aparecida”, aprovado pela V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, realizada há dez anos.

“Assumindo sempre mais as orientações de Aparecida e do Papa Francisco, nossas igrejas particulares, nossas comunidades, nossas famílias e todas as pessoas batizadas serão testemunhas da alegria do Evangelho”, ressalta Dom Leonardo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas