Gaudium news > Peculiar procissão aquática em honra à São Pedro ocorre na Espanha

Peculiar procissão aquática em honra à São Pedro ocorre na Espanha

Valência – Espanha (Quinta-feira, 22-06-2017, Gaudium Press) Debaixo de um sol intenso, e o calor do verão, assim se celebrou a romaria de barcos em homenagem à São Pedro por parte dos pescadores de Catarroja, em Valência, no domingo, 18 de junho. A já tradicional procissão de pescadores, que ocorre todos os anos na localidade valenciana por ocasião da festa de São Pedro -solenidade que a Igreja comemora no dia 29 de junho- reuniu centenas de fiéis no lago da Albufera.

Peculiar procissão aquática em honra à São Pedro ocorre na Espanha.jpg

O tributo ao patrono dos pescadores começou desde as primeiras horas com um percurso a pé a partir da paróquia de São Miguel Arcanjo de Catarroja até o porto que leva ao lago. Presidiu a procissão que levava a imagem de São Pedro.

Uma vez no porto, a efígie do santo pescador foi colocada sobre uma barca, para começar o percurso pelo canal até a Albufera. Já no lago São Pedro encabeçou o caminho, se somando depois aos pescadores com suas barcas, não apenas de Catarroja, mas de outras localidades vizinhas.

Momento especial foi a celebração da Palavra e a bênção da Albufera que ocorreu no centro do lago das mãos do pároco da localidade, que acompanhava a barca de São Pedro.

As comemorações continuarão na sexta-feira, 29 de junho, dia da solenidade do santo pescador, com a celebração Eucarística que ocorrerá às 19h30 na Paróquia de São Miguel Arcanjo. Após a Missa haverá um concerto do Coral ‘Sant Pere’. A grande celebração será no sábado 1º de julho com a Missa solene que ocorrerá na manhã, e a procissão noturna por Les Barraques, tradicional bairro de pescadores.

Pescador de homens

A festa de São Pedro como pescador é muito significativa, já que de acordo com os Evangelhos, o apóstolo deixou de ser um humilde pescador para converter-se em pescador de homens como o primeiro Pontífice da Igreja. São Mateus, no Evangelho, conta como foi o momento quando Jesus chamou a Simão: “E lhes disse: vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt 4, 19).

Peculiar procissão aquática em honra à São Pedro ocorre na Espanha (2).jpg

O Evangelho de Mateus, também descreve o momento quando Jesus chama a Pedro edificar sua Igreja: “Eu também te disse, que tu sois Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E a ti darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 18-19). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas