Gaudium news > Papa Francisco: “fazer-se pequeno para ouvir a voz do Senhor”

Papa Francisco: “fazer-se pequeno para ouvir a voz do Senhor”

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 23-06-2017, Gaudium Press) Celebrando o Sagrado Coração de Jesus na Capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco, durante a homilia da Missa que ali celebrou, disse aos presentes que, para ouvir a voz do Senhor, é preciso se fazer pequeno.

Papa Francisco fazer-se pequeno para ouvir a voz do Senhor.jpg

O Senhor nos escolheu

Ao tratar da primeira leitura de hoje que traz o texto de Deuteronômio onde Moisés afirma que Deus nos escolheu para sermos seu povo entre todos os povos da terra, Francisco mostra como se louva a Deus. “No coração de Jesus dá-nos a graça de celebrar com alegria os grandes mistérios da nossa salvação, de Seu amor por nós”.

O Papa se detém sobre duas palavras contidas no texto: escolher e pequenez. Não fomos nós que O escolhemos, Deus que se fez “nosso prisioneiro”:

“Ele se prendeu à nossa vida, não pode se distanciar”. Ele permanece fiel nessa atitude. Fomos escolhidos por amor e esta é a nossa identidade. ‘Eu escolhi esta religião, eu escolhi …’ Não, você não escolheu. É Ele que escolheu você, chamou você e se prendeu. E esta é a nossa fé. Se não acreditamos nisso, não entendemos a mensagem de Cristo, não entendemos o Evangelho”.

Ele escolhe os pequenos

Pequenez: esta palavra recorda como Moisés diz que o Senhor escolheu o povo de Israel, porque é “o menor de todos os povos”:
“Ele se apaixonou pela nossa pequenez e por isso ele nos escolheu. Ele escolhe os pequenos: não os grandes, os pequenos.
Revela aos pequenos: ‘Escondestes essas coisas aos grandes e poderosos e as revelastes aos pequeninos!’

Ele se revela aos pequenos: se você quer entender algo do mistério de Jesus, abaixe-se: faça-se pequeno. Reconheça que você não é nada. E não só escolhe e se revela aos pequenos, mas chama os pequenos: ‘Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados: Eu vos aliviarei’.

Vós que sois os mais pequenos – pelos sofrimentos, cansaço … Ele escolhe os pequenos, se revela aos pequenos e chama os pequenos. Mas os grandes Ele não os chama?

O Seu coração está aberto, mas a voz os grandes não conseguem ouvi-la porque eles estão cheios de si mesmos. Para ouvir a voz de Deus, é preciso se fazer pequeno”.

Mistério do Coração de Cristo

Chegamos ao mistério do coração de Cristo: o coração traspassado de Cristo é “o coração da revelação, o coração da nossa fé, porque ele se fez pequeno, ele escolheu este caminho”: humilhar-se e aniquilar-se “até a morte” na cruz: “Uma escolha para a pequenez, para que a glória de Deus possa se manifestar”, disse o Papa.

Do corpo de Cristo traspassado pela lança do soldado, continua Francisco, “saiu sangue e água” e “este é o mistério de Cristo”, na celebração de hoje: um “coração que ama, que escolhe, que é fiel” e “se une a nós, se revela aos pequenos, chama os pequenos, e se faz pequeno”:

“Cremos em Deus, sim; sim, também em Jesus, sim … ‘Jesus é Deus?’ – ‘Sim’. Mas o mistério é este. Esta é a manifestação, esta é a glória de Deus. Fidelidade ao escolher, no prender-se e pequenez também por si mesmo: tornar-se pequeno, aniquilar-se. O problema da fé é o núcleo da nossa vida: podemos ser muito, muito virtuosos, mas sem ou pouca fé; devemos começar a partir daqui, a partir do mistério de Jesus Cristo que nos salvou com a sua fidelidade”.

Pedido

O Papa encerrou sua homilia com uma oração que pede ao Senhor que nos conceda a graça de celebrar no coração de Jesus Cristo, “os grandes gestos, as grandes obras de salvação, as grandes obras de redenção”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas