Gaudium news > Igreja no Brasil celebra o “Ano do Laicato” na Solenidade de Cristo Rei

Igreja no Brasil celebra o “Ano do Laicato” na Solenidade de Cristo Rei

Brasília (Terça-feira, 27-06-2017, Gaudium Press) Na Solenidade de Cristo Rei, a Igreja no Brasil celebrará entre os dias 26 de novembro de 2017 e 25 de novembro de 2018 o chamado “Ano do Laicato”.

Igreja no Brasil celebra o Ano do Laicato na Solenidade de Cristo Rei.jpg

Durante a segunda reunião ordinária do Conselho Permanente deste ano, realizada de 20 a 22 de junho, foi apresentado o projeto preparado pela Comissão Episcopal Especial para o “Ano do Laicato”. Logo mais, as Dioceses e Prelazias receberão as orientações metodológicas de como se preparar e celebrar em suas comunidades.

O tema escolhido para animar a mística da iniciativa intitula-se “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. Por sua vez, o lema é “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

O bispo da diocese catarinense de Caçador, Dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Especial para o “Ano do Laicato”, afirmou que é pretendido trabalhar a mística do seguimento a Jesus Cristo. “Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo”, disse.

Segundo a presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil e integrante da Comissão, Marilza Lopes Schuina, os bispados receberão uma proposta e a partir dela, terão toda a liberdade para usar a criatividade ao planejar e vivenciar as ações locais.

O “Ano do Laicato” tem o intuito de “como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Ainda conforme Dom Severino, espera-se que este ano traga um legado para a Igreja missionária autêntica, com maior entusiasmo dos cristãos leigos na vida eclesial e também na busca da transformação da sociedade.

“Eu acredito que se conseguirmos estimular a participação e presença efetiva dos cristãos leigos na sociedade provocando que aconteça a justiça e a paz, será um grande legado”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas