Gaudium news > Vídeo revela a grande beleza da Catedral de Granada, Espanha

Vídeo revela a grande beleza da Catedral de Granada, Espanha

Granada – Espanha (Terça-feira, 27-06-2017, Gaudium Press) Para apreciar a beleza da Catedral de Granada não será necessário viajar à cidade espanhola. O templo insigne granadino, com o apoio de ‘artiSplendore’, apresentou um vídeo que revela a imensa riqueza da Catedral.

Vídeo revela a grande beleza da Catedral de Granada, Espanha.png

Incluindo planos com drone, e panorâmicas, o vídeo translada ao espectador ao centro de Granada, para introduzi-lo no templo e levá-lo à Capela Maior, as capelas e altares, a torre do campanário e órgãos, entrando em detalhe com sua arquitetura de estilo procissional, que é característica do modelo renascentista composto pela grande cabeceira e corpo basilical, que destaca a centralidade da Eucarística do templo, e a sua vez se vê refletida nas obras de arte, tabernáculos, custódias e cálices da Catedral.

“A cotidiana atividade na Catedral de Granada é fonte de culturas; dia após dia nos chega em um marco de singular beleza um sereno mensagem de Fé, de esperança, de amor, ao proclamar a Palavra de Deus e ao celebrar a Sagrada Eucaristia. Este duplo legado de nossos antepassados -espiritual e cultural: cristão- se enriquece e se experimenta na atualidade”, sublinha a Catedral em seu website.

A Catedral de Granada nasceu com o projeto de cidade imperial do Imperador Carlos I da Espanha, que desejou continuar o já realizado pelos seus avós maternos, os Reis Católicos, em 1492. Este ano, no dia 21 de maio, se criou o capítulo e se fundou a Catedral dedicada à Nossa Senhora da Encarnação, estabelecendo-se provisoriamente na Mesquita Real de la Alhambra. A sede se traslada em 1494 ao templo de Santa Maria no Realejo, e posteriormente a São Francisco Casa Grande.

É em 1502, com o Papa Alejandro VI, quando se dá sua transladação definitiva ao centro da cidade, onde anos depois Carlos I materializa o desejo de sua avó, a Rainha Isabel, de edificar um grande templo começando pela Capela Real -hoje anexa à Catedral-, onde repousam os corpos mortais dos reis católicos.

A construção se desenvolveu com o projeto arquitetônico de 1528 de Diego de Siloe, ainda que a primeira pedra havia sido colocada no dia 25 de março de 1523 -solenidade da Anunciação- pelo então Arcebispo, Dom Antonio de Rojas Manrique. Toda a edificação se efetuou desde o Renascimento até o Barroco, florescendo em Granada um imenso patrimônio cristão, artístico, teológico e literário, que ainda hoje permanece, e do qual a Catedral é testemunha.

O vídeo pode ser acessado clicando aqui. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas