Gaudium news > Arcebispo da Paraíba receberá Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa

Arcebispo da Paraíba receberá Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa

João Pessoa – Paraíba (Quarta-feira, 28-06-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco concederá o Pálio Arquiepiscopal ao Arcebispo da Paraíba, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, que está em Roma. Na madrugada desta quinta-feira, 29 de junho, às 4h30 (horário de Brasília), o religioso acolherá o manto durante a Santa Missa na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, na Capela Papal, na Basílica Vaticana.

Arcebispo da Paraíba receberá Pálio Arquiepiscopal das mãos do Papa.jpg

Acompanhando Dom Delson está o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que também comparecerá à Santa Missa desta quinta-feira.

Ao regressar da Cidade Eterna, o Arcebispo da Paraíba participa no dia 5 de agosto, às 9h, da cerimônia da imposição do Pálio em João Pessoa, que será presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro.

O manto é uma espécie de colarinho de lã branca com aproximadamente cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta e é confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma.

As monjas utilizam a lã de duas ovelhas que são oferecidas ao Papa no dia 21 de janeiro de cada ano na Solenidade de Santa Inês.

O uso do Pálio, que nos primeiros séculos do Cristianismo era exclusivo dos papas, passou a ser usado pelos arcebispos metropolitas a partir do século VI.

Após a sua confecção, o manto é depositado junto ao túmulo de São Pedro até a Solenidade de São Pedro e Paulo, quando é entregue pelo Pontífice aos arcebispos. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese da Paraíba

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas