Gaudium news > Lugar natal de Dom Bosco e objetos dos primeiros missionários salesianos agora na web

Lugar natal de Dom Bosco e objetos dos primeiros missionários salesianos agora na web

Turim – Itália (Quarta-feira, 28-06-2017, Gaudium Press) Duas novidades editoriais no mundo web foram apresentadas nesta semana pelos salesianos na Itália. Trata-se do website oficial do Monte Dom Bosco, lugar natal do santo fundador da Congregação, e de seu Museu Etnológico Missionário, onde se encontram os objetos que ao longo dos anos coletaram os missionários no mundo desde a primeira missão salesiana na Patagônia ocorrida em 1875.

Lugar natal de Dom Bosco e objetos dos primeiros missionários salesianos agora na web.jpg

Os sites colledonbosco.org e memcolledonbosco.it foram idealizados “pensando em criar um espaço capaz de comunicar a beleza e a riqueza, as propostas e as ofertas daqueles lugares que representam nossa origem carismática”, assinalam os Salesianos de Dom Bosco (SDB) na Itália através de um comunicado.

Os novos espaços virtuais contaram com a colaboração do Departamento das Comunicações da Pastoral Juvenil da Inspetoria Salesiana do Piamonte e Valle de Aosta, e das Missões de Dom Bosco, que respectivamente realizaram o website institucional do Monte Dom Bosco e do Museu.

Ambos sites foram publicados em italiano, mas em breve serão lançadas as versões em espanhol e francês, que se encontram atualmente em fase de preparação, segundo assinala o comunicado dos SDB na Itália.

O Monte Dom Bosco, onde hoje se encontra a Basílica dedicada ao santo italiano, é um lugar onde em cada lugar se respira o carisma salesiano. Ali Dom Bosco passou sua infância e juventude.

“Esta é a terra de João Bosco. Aqui nasceu, trabalhou, escutou a voz de Deus. Aqui respiramos a alegria e a força espiritual de Dom Bosco. Este lugar sereno está carregado de recordações e de mensagens. Monte Dom Bosco é o lugar onde nasceu e iniciou seu sonho. Sobre esta colina na aldeia Becchi, em Morialdo, Castelnuovo, nasceu João Bosco no dia 16 de agosto de 1815, na ‘granja Biglione’ onde o padre trabalhava. Aqui se encontram os lugares que dão testemunho de sua presença e de sua obra em favor da juventude”, sublinham ao introduzir no website.

Entre as novidades que oferece a web, inclui uma visita guiada com áudio pelos lugares mais representativos do Monte: A Basílica de São João Bosco, a casa onde nasceu, a Casetta -que é o coração do Monte Dom Bosco onde viveu sua infância-, os monumentos à Mamá Margarita e Juanito malabarista, o pequeno Santuário de Maria Auxiliadora construído em homenagem ao primeiro centenário de nascimento do Santo em 1915; a casa de José, irmão de Dom Bosco; o Museu da vida rural do século XIX, e a Via Lucis, entre outros.

Por sua vez o Museu, localizado também no monte Dom Bosco, guarda os objetos que por anos temos coletado os missionários salesianos, desde a primeira expedição que se realizou na Patagônia.

“Os objetos foram levados à Itália com o explícito interesse de ilustrar ao público italiano a variedade de contextos geográficos, ambientais e culturais com os quais os missionários entravam em contato e que gradualmente se converteram em testemunho da presença e desenvolvimento histórico das missões salesianas”, destacam no website do Museu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas