Gaudium news > Fátima: Santuário convoca Jovens para viver a espiritualidade de Fátima no ano do Centenário

Fátima: Santuário convoca Jovens para viver a espiritualidade de Fátima no ano do Centenário

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 30-06-2017, Gaudium Press) O Santuário de Fátima promove, a partir do primeiro fim de semana de julho até o primeiro fim de semana de setembro, a oportunidade para que os jovens possam retirar-se do seu dia-a-dia e tenham ocasião de refletir sobre si mesmo e realizar meditações à luz da Mensagem e dos protagonistas de Fátima: uma possibilidade que se oferece para progredir na descoberta do lugar que lhe é próprio dentro do projeto que Deus reservou a cada um.

Quereis oferecer vos?

“- Quereis oferecer-vos? – Sim, queremos. Fátima 2017 tu és livre? “, este o título que foi dado a estes `fins de semana jovens´ que serão destinados a todos os jovens maiores de 16 anos que queiram conhecer e viver a espiritualidade de Fátima, refletir sobre a dimensão vocacional da sua existência.

O Serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima explicou que “Este ano, a proposta feita a partir da Casa do Jovem sublinha a dimensão vocacional da existência, percebida e vivida como resposta a uma interrogação que interpela a liberdade pessoal de cada um, como aconteceu com os Pastorinhos logo na 1ª Aparição: “- Quereis oferecer-vos a Deus…? – Sim, queremos” e, com isso, sublinhar o exemplo dos Pastorinhos:

“Toda a história de amor e entrega de si mesmos a Deus pelos outros decorre desta decisão” a que cada um responde “como pessoa sujeito de liberdade que como tal é reconhecida e respeitada pelo Céu”, destaca a Pastoral.

Os animadores do Programa de Fim de Semana

A proposta deste programa é de acontecer em todos os fins de semana do Verão com início às 10h30 de sábado e conclusão às 16h30 de domingo.

Nestes encontros, os jovens serão orientados por animadores com formação sobre o Acontecimento e a Mensagem de Fátima e contarão sempre com a orientação espiritual de um dos sacerdotes do Serviço de Pastoral dos Jovens do Santuário.

Os orientadores para cada fim de semana são voluntários desejosos de participar das equipes de animadores para cada um dos finais de semana.

Podem participar deste serviço de voluntariado jovens entre os 17 e os 25 anos, provenientes de paróquias, movimentos, Congregações e Seminários. O grupo de Animadores de cada fim-de-semana será plural, constituído por jovens provenientes destes diversos espaços da Igreja, o que proporcionará uma experiência de Igreja como comunhão, unidade na diversidade dos carismas, espiritualidades e pertenças.

“Integrar estes grupos de animadores será, neste ano do Centenário, um momento de tomar contato ou aprofundar o conhecimento da Mensagem de Fátima e a relevância de coordenadas de espiritualidade, como a Liberdade, que esta pode oferecer para as suas vidas de jovens cristãos deste tempo”, informa o Serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima.

Esta colaboração como animadores começa às 17h00 de sexta-feira e termina às 17h00 de Domingo. Na tarde e noite de sexta far-se-á a formação e preparação para poderem acolher e conduzir as atividades dos dias de sábado e do Domingo com os jovens que venham a participar no programa que lhes é proposto.

O Santuário garante as refeições dos voluntários que aderirem à proposta de serem Animadores nesta iniciativa; garante também o alojamento àqueles que dele necessitarem.

Casa do Jovem

A Casa do Jovem é um espaço de acolhimento dos mais novos, sob a colunata norte do Recinto que tem funcionado, nos fins de semana de Verão, como um espaço de acolhimento aos jovens que vêm a Fátima, em busca de um caminho, uma orientação, um rumo, um encontro com Deus.

“Sem deixar de ter como objetivo primeiro este acolhimento, assumimos como objetivo para o Verão do Centenário que a Casa do Jovem seja também um lugar de proposta da espiritualidade que Fátima oferece, com uma linguagem adequada aos jovens de hoje. Será um polo dinamizador de atividades que possibilitem a estes a experiência das mais significativas dimensões da Mensagem para este tempo”, encerra suas informações o Serviço da Pastoral dos Jovens do Santuário de Fátima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas