Gaudium news > Assembleia do Sínodo dos Bispos disponibiliza questionário para ser avaliada pelos jovens

Assembleia do Sínodo dos Bispos disponibiliza questionário para ser avaliada pelos jovens

Redação (Segunda-feira, 03-07-2017, Gaudium Press) No próximo ano, acontecerá a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, inspirada na temática “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Assembleia do Sínodo dos Bispos disponibiliza questionário para ser avaliada pelos jovens.png

Em meio a este processo de preparação, ocorre a fase de consulta, na qual o povo de Deus pode enviar contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé.

A fase de consulta foi aberta após a publicação do documento preparatório, em janeiro deste ano. Este processo levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

Por sua vez, as conferências episcopais têm a responsabilidade de receber as contribuições e respostas, compilar o material e enviar à Secretária do Sínodo. No Brasil, a CNBB disponibilizou desde janeiro o texto preparatório com o questionário.

O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, afirmou que este “é um tempo de graça, um kairós para toda a juventude, para toda a Igreja, um Sínodo dos Bispos sobre juventude”.

Dom Basso explicou ainda que estão à disposição dos jovens três maneiras de participar, sendo a primeira respondendo ao questionário que já foi encaminhado a todas as dioceses do Brasil, a fim de que seja enviado até o final de julho para a CNBB, para que seja feita uma síntese a ser encaminhada à Secretaria do Sínodo, no Vaticano.

Até 31 de julho, serão recebidas as respostas dos jovens pelo e-mail: [email protected].

“A segunda maneira saiu na semana passada: os jovens poderão participar diretamente no site do Sínodo e ali darem as suas respostas”, destacou o prelado, lembrando do site que entrou no ar em 14 de junho passado.

O secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, informou que a plataforma na internet deve promover uma “ampla participação”, uma vez que os jovens receberão informações e poderão também interagir no caminho da preparação para o Sínodo.

A terceira e última maneira de colaboração com o Sínodo, segundo Dom Vilsom, é com a partilha de experiências da juventude e expectativas para o Sínodo. Neste caso, a ação poderá ser realizada no Facebook com publicações usando a hastag “#popeasks”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas