Gaudium news > Católicos americanos empenhados em evangelizar as periferias físicas do país

Católicos americanos empenhados em evangelizar as periferias físicas do país

Orlando – EUA (Quarta-feira, 05-07-2017, Gaudium Press) Convocado pela Conferência Episcopal Norte Americana, encerrou-se em Orlando, nos Estados Unidos, o grande encontro dos católicos americanos.

Católicos americanos empenhados em evangelizar as periferias físicas do país.jpg

O evento, considerado o segundo do gênero na história da Igreja norte americana, reuniu 3 mil pessoas. Entre os participantes, 160 bispos eram bispos e havia representantes de 200 associações.

A alegria do Evangelho na América

Com o tema “A alegria do Evangelho na América”, o compromisso final dos participantes foi o de levar a Palavra de Deus nas periferias físicas e existenciais do país.
O que foi considerado como uma resposta ao chamado do Papa Francisco na sua Exortação Apostólica Evangelii gaudium.

Dom José H. Gomez

O vice-presidente da Conferência Episcopal Americana, Dom José H. Gomez, afirmou em palavras que pronunciou que esse desafio não o vê somente bispos e clero convocados, mas toda a Igreja.

Para Dom Gomez, ser cristãos, de fato, não é somente aceitar Cristo como nosso Salvador, mas requer ir às periferias físicas e existenciais da sociedade.

O prelado acrescentou que “essas periferias são aquelas partes das nossas cidades e áreas rurais que nunca visitamos. São os lugares onde vivem os pobres, as prisões e os acampamentos dos nossos espaços públicos. São os frutos amargos do abandono, do tráfico e da injustiça”.

Pobreza Espiritual e descristianização

Dom José lembrou o Papa quando disse que esses lugares “não são somente áreas físicas e categorias sociais. É onde a pobreza é material, mas também espiritual”. Ele prosseguiu afirmando que Francisco “nos diz que no mundo moderno as periferias estão crescendo e que esse é um novo território de missão” para a Igreja.

O bispo tratou ainda da responsabilidade das elites do país por ter conduzido a uma “agressiva descristianização” da sociedade dos Estados Unidos.

“Com a perda de Deus, disse, estamos assistindo a perda da pessoa humana”. O resultado, como demonstram as últimas eleições presidenciais, é um povo profundamente “dividido pelo dinheiro, pela posição racial, pelo nível de instrução e pelos contextos familiares, que tem medo do futuro e se sente impotente e excluído”.

Resposta para crise

A resposta a essa crise, concluiu o arcebispo de Los Angeles, é “a imitação de Jesus e o encontro com as pessoas nos lugares de sofrimento e de injustiça, onde as pessoas são esquecidas”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas