Gaudium news > Número de seminarista aumenta no Rio de Janeiro, revela pesquisa

Número de seminarista aumenta no Rio de Janeiro, revela pesquisa

Rio de Janeiro (Quarta-feira, 05-07-2017, Gaudium Press) A Igreja do Rio de Janeiro divulgou o balanço vocacional do primeiro semestre de 2017 relativo ao Seminário Arquidiocesano de São José (seminários maior, menor e Propedêutico).

Número de seminarista aumenta no Rio de Janeiro, revela pesquisa.jpg

O relatório releva que o total de seminaristas na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro é de 162, o que aponta um crescimento em relação ao último levantamento.

Contudo, as pesquisas mostram que há muito a ser feito, uma vez que diversas paróquias ainda precisam fortalecer o seu empenho na área vocacional.

O coordenador da Pastoral Vocacional do Vicariato Suburbano, Monsenhor José Mazine Rodrigues, acredita que existe uma boa quantidade de seminaristas na arquidiocese.

“Hoje em dia precisamos muito de abnegação, disponibilidade e generosidade a exemplo de São Luís Gonzaga, pastor da juventude, que foi um grande seguidor de Jesus com os jovens. Que ele seja inspiração para que muitos descubram seu ideal vocacional. Eu creio que os jovens podem fazer isto”, explicou.

O Monsenhor Rodrigues lembrou também que o apoio da família e dos párocos é fundamental e serve como incentivo para que o jovem possa seguir a vocação religiosa. “É do desejo de muitas mães católicas ter um filho padre. É necessário rezar, pedir operários para o Senhor da messe, mas também incentivar e acompanhar os vocacionados. Assim, teremos um maior número de vocações na Igreja”, disse.

Vale ressaltar que cada um dos vicariatos possuem um grupo vocacional, no qual são desenvolvidas atividades dinamizadas, palestras e encontros sobre o chamado, como o Encontro Vocacional Arquidiocesano, a ser realizado em Itaipava, no último fim de semana de julho.

“Para integrar um grupo, basta que o jovem procure o pároco e externe o desejo de pertencer a um grupo vocacional, e então será encaminhado ao discernimento”, concluiu o Monsenhor Rodrigues. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas