Gaudium news > Fátima: “manifesto contra uma sociedade sem Deus”, afirma historiador

Fátima: “manifesto contra uma sociedade sem Deus”, afirma historiador

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 06-07-2017, Gaudium Press) A terceira visita temática à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”, foi realizada na quarta-feira tendo sido conduzida pelo historiador José Eduardo Franco, Convivium de Santo Agostinho, que fica no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

Fátima manifesto contra uma sociedade sem Deus, afirma historiador.jpg

Milagre do Sol

O tema desta palestra foi centrado na análise do Milagre do Sol.

Segundo o investigador, este fenómeno, acontecido na sexta aparição da Santíssima Virgem, em outubro de 1917, conduz-nos “ao cerne da experiência religiosa” proporcionando um “verdadeiro e sério debate entre fé e ciência” que “ajuda a compreender o milagre como uma expressão que remete para uma verdadeira mudança de vida”.

“O que acontece em Fátima é a mudança de uma multidão que estava sequiosa do ponto de vista individual na manifestação da sua fé” e, do ponto de vista coletivo, sentia “a necessidade de uma alteração do curso da história”, afirmou o historiador, especialista em história da cultura, e que, em Setembro de 2015 foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural pelo Secretário de Estado da Cultura.

Milagre do sol: momento profético decisivo

O Professor José Eduardo Franco sublinhou a dimensão profética da mensagem de Fátima, “não como uma adivinhação”, mas enquanto “manifesto contra uma sociedade sem Deus”, num contexto particularmente difícil de emergência de sociedades marcadas pelo ateísmo e por destruição dos símbolos religiosos.

Fátima manifesto contra uma sociedade sem Deus, afirma historiador (2).jpg

Por isso, acrescenta o historiador, Fátima “é um ponto de chegada e um ponto de partida” para a humanidade:

“Fátima é um ponto de chegada para uma humanidade amordaçada que resistiu à emergência de sociedades marcadas pela razão e pela ciência”. Por outro lado, é também “o ponto de partida para uma alteração do curso da história”.

José Eduardo explicou que o Milagre do Sol “é o momento profético decisivo” que “confirma a ideia de um Deus próximo que sofre e precisa que o seu coração seja reparado”, o que exige sacrifícios e ao mesmo tempo conversão.

“As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”

A conferência do Professor José Eduardo Franco inseriu-se na terceira visita temática à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”, que já foi visitada por mais de 125.243 peregrinos, informa o site do Santuário de Fátima.

Tomando como matéria histórica o dia 13 de outubro de 1917 e os relatos diretos e indiretos sobre o Milagre do Sol, a exposição pretende “recriar, através de vários mecanismos sensoriais, cenários relacionados com a paisagem do dia da última aparição da Virgem Maria em Fátima”.

Estas visitas temáticas à exposição irão decorrer até ao mês de outubro, em cada primeira quarta-feira de cada mês. A próxima será no dia 2 de agosto, pelas 21h15. A entrada é livre. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas