Gaudium news > Santuário de Fátima promove 2.ª edição dos Cursos de Verão “Fátima e os Papas”

Santuário de Fátima promove 2.ª edição dos Cursos de Verão “Fátima e os Papas”

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 06-07-2017, Gaudium Press) O Santuário de Fátima, em Portugal, promove nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho, a 2.ª Edição dos Cursos de Verão, que serão realizados no Centro Pastoral de Paulo VI.

Santuário de Fátima promove 2.ª edição dos Cursos de Verão Fátima e os Papas.jpg

O Curso leva o nome de “Fátima e os Papas”. Durante sua realização será prestada uma homenagem Luciano Coelho Cristino que foi diretor do “Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima”, entre 1976 e 2013.

Luciano é figura de grande relevo no desenvolvimento do estudo das temáticas ligadas à História e Mensagem de Fátima. Da sua prolífera obra, destaca-se todo o labor em prol da Documentação Crítica de Fátima.

Os Cursos

Estes cursos foram idealizados tendo em vista investigadores que pretendam estudar Fátima. A iniciativa é coordenada por Marco Daniel Duarte, diretor do “Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima”, e acontece anualmente com o intuito de aproximar a comunidade científica de um dos fenômenos mais importantes da história religiosa do mundo contemporâneo.

Na primeira edição, em 2016, foram abordadas temáticas transversais e de introdução ao fenómeno. Na edição de 2017, pretende-se apresentar a estreita relação existente entre Fátima e a figura do papa, fixado na linguagem interna das suas fontes como o “bispo vestido de branco”.

A abertura desta edição do Curso estará a cargo do reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas e de Marco Daniel Duarte, coordenador dos Cursos de Verão.

As sessões do curso serão realizadas no recinto do Santuário de Fátima, no Centro Pastoral Paulo VI, na sala João Paulo II.

O próximo Curso contará com a participação e apoio de Ana Maria Jorge, André Melícias, António Matos Ferreira, Aura Miguel, Bruno Cardoso Reis, Marco Daniel Duarte, Octávio Carmo, Pedro Valinho Gomes, Sônia Vazão. Todos eles investigadores que abordarão temas relacionados com a figura do Papa e a sua relação com Fátima, assim como a ação e o pensamento dos Papas do século XX com relacionados com fenômeno religioso de Fátima.

Além das sessões, estão também programadas atividades culturais, como a visita à exposição temporária do Museu do Santuário de Fátima: “As cores do Sol. A luz de Fátima no mundo contemporâneo” e a apresentação do documentário “Fátima e os Papas”.

A sessão de encerramento será presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. Antônio Marto, quando realizado o lançamento do livro “As aparições de Fátima: reconstrução a partir dos documentos”, elaborado por Luciano Coelho Cristino, cuja apresentação ficará a cargo do Reitor do Santuário Padre Carlos Cabecinhas.

O Curso é oferecido gratuitamente, mas é obrigatória a inscrição formalizada através de um formulário físico ou através do endereço [email protected] . (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas