Gaudium news > No “Domingo do Mar”, o Papa solidariza-se com os homens do mar

No “Domingo do Mar”, o Papa solidariza-se com os homens do mar

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 10-07-2017, Gaudium Press) No dia em que se comemora o Domingo do Mar, que neste ano foi festejado no dia 09, o Papa Francisco recordou a data expressando se através de uma mensagem no tuíte: “Confio os marítimos, os pescadores e todos aqueles que estão em dificuldades e longe de casa à materna proteção de Maria, Estrela do Mar”. Pelo mundo todo são cerca de um milhão e meio de marítimos envolvidos com o trabalho do mar.

No Domingo do Mar, o Papa solidariza-se com os homens do mar.jpg

Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral

Também o Cardeal Peter Turkson, Prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, Card. enviou uma mensagem a todos os capelães, voluntários e parceiros do Apostolado do Mar.

Na sua Mensagem o Cardeal recorda a importância dos marítimos na nossa vida cotidiana:

“Somos continuamente circundados por objetivos e produtos que, num determinado momento de sua comercialização, foram transportados por via marítima”.

Graças ao duro trabalho e ao sacrifício dos marítimos, continuou o cardeal, “a nossa vida é mais confortável, pois transportam de um país a outro cerca de 90% de todo tipo de mercadoria”.

Problemas nas Embarcações: Distância Familiar, Isolamento, Suicídio

Não obstante essa contribuição essencial para a economia mundial, muitos são os desafios vividos pelos marítimos, sendo o primeiro deles a distância da própria família. Já a utilização das redes sociais a bordo, se de um lado os conecta aos familiares em terra, por outro os isola do convívio fraterno na embarcação.

Suicídio

A nossa função, escreve o Cardeal Turkson, especialmente durante as visitas a bordo é tentar criar uma “conexão humana” e reforçar a “comunicação humana” entre os membros da equipagem, para evitar solidão, isolamento e depressão – todos fatores que podem levar ao suicídio.

O Prefeito do Dicastério cita um recente estudo publicado na Grã-Bretanha, em que o suicídio resulta ser a principal causa de morte entre os marítimos.

Violação dos Direitos Humanos

Outra questão contida na mensagem é a segurança dos portos, que às vezes impede o acesso ao navio por parte de visitantes. “Embora compreendendo de um lado a necessidade de tornar os portos ‘um local seguro’ para as pessoas e as mercadorias, de outro devemos garantir que ninguém seja vítima de discriminação ou que não possa desembarcar por motivo de nacionalidade, raça ou religião.”

A mensagem denuncia ainda a persistente violação dos acordos internacionais, e a consequente baixa retribuição, exploração e abusos no local de trabalho. Outro risco é a pirataria e os ataques armados.

Congresso Mundial

A realização do XXIV Congresso Mundial, que se realizará Kaohsiung – Taiwan, no próximo mês de outubro, foi lembrado pelo Cardeal.

Esse Congresso tratará de vários assuntos de interesse dos homens do mar, porém, evidentemente, terá sua temática concentrada na pesca e nos pescadores: “uma das profissões mais perigosas do mundo”, define o Cardeal Turkson .

O Cardeal cita como assuntos importantes a serem tratados durante o Congresso: os casos de tráfico de seres humanos e os casos de trabalho forçado.

Será desenvolvido, na ocasião do Encontro, uma tentativa de reforçar o trabalho do Apostolado do Mar.

Conclusão

O Cardeal Turkson conclui sua Mensagem com uma oração:

“Peçamos a Maria, Stella Maris, que ampare o nosso serviço e nossa dedicação aos marítimos, aos pescadores e a suas famílias, e que proteja todo o povo do mar para que alcance o ‘porto seguro’ do céu”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas