Gaudium news > Fátima: “Westminster Boys’ Choir” realiza concerto na Basílica do Rosário

Fátima: “Westminster Boys’ Choir” realiza concerto na Basílica do Rosário

Fátima – Portugal (Terça-feira, 11-07-2017, Gaudium Press) No próximo dia 13, quinta-feira, o Santuário de Fátima promove na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, um concerto com o “Westminster Boys’ Choir”, sob a direção do maestro Jeremy Walker. Acompanhando o Coral Inglês estará o organista Alexander Aitken.

Fátima Westminster Boys Choir realiza concerto na Basílica do Rosário.jpg

Para introduzir o “Westminster Boys´Choir”, na primeira parte do concerto, será realizada uma apresentação da Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, com a direção de Paula Pereira e acompanhamento do organista titular João Santos.

A iniciativa faz parte de um programa mais vasto preparado pelo Santuário dentro das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima.

Programa

O programa do dia 13 está dividido em três partes.

Na primeira parte vai atuar a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, que vai interpretar seis peças musicais, entre elas:

Senhora Lua de Mário Moura Santos, Ave Regina Caelorum de Mariano Garau e Ave Maria de Xavier Sarasola.

Na segunda parte, serão nove as peças musicais a serem interpretadas pelo Westminster Bois’ Choir. Entre as peças a serem executadas, destaca-se Stabat Mater Dolorosa, de Giovanni Battista Pergolesi; Panis Angelicus de César Franck; Laudate Pueri de Felix Mendelssohn e Insanae et vange curae de Joseph Haydn.

Na terceira parte do Concerto os dois corais participaram conjuntamente sob a direção de Jeremy Walker e tendo como organista Alexander Aitken e João Santos.

A última peça a ser executada será a apresentação conjunta do Hino do Centenário.

Westminster Boys’ Choir

O Westminster Boys’ Choir é um coro de rapazes, com um forte prestígio não só no Reino Unido mas em todo o mundo.

Ele é composto por cerca de 40 elementos são formados na Westminster Under School, que integra a Westminster School, fundada em 1179 como escola monástica da abadia beneditina de São Pedro e refundada pela Rainha Elizabeth I em 1560.

Sob a direção de Jeremy Walker o Westminster Boys’ Choir efetuou várias apresentações fora da Ingaterra: Estados Unidos, Canadá, China, África do Sul, Argentina, Brasil e Chile, além de apresentações por toda a Europa.

Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima formou-se em outubro de 2003, e e? constituída por cerca de 35 crianças e jovens entre os 7 e os 20 anos de idade.

Trata-se de um coro que tem como principal objetivo a animação das celebrações do Santuário de Fátima, especialmente dedicadas a crianças. Foi fundada por Paulo Lameiro, seu maestro titular até setembro de 2016.

O coro é dirigido, desde então, por Paula Pereira, e habitualmente acompanhado por Joa?o Santos, organista titular do Santua?rio de Fa?tima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas