Gaudium news > Anunciado novo bispo para a Diocese de Luziânia (GO)

Anunciado novo bispo para a Diocese de Luziânia (GO)

Brasília (Quarta-feira, 12-07-2017, Gaudium Press) Após o Papa Francisco ter aceitado a renúncia de Dom Afonso Fioreze, então bispo da Diocese de Luziânia, em Goiás, por motivos de idade, houve a nomeação de um novo prelado para o bispado brasileiro.

Anunciado novo bispo para a Diocese de Luziânia (GO).png

Trata-se de Dom Waldemar Passini Dalbello, que assumirá o governo pastoral da diocese goiana.

No comunicado emitido pela Nunciatura Apostólica no Brasil, além de ter anunciado a renúncia de Dom Fioreze, informa que “em consequência, o governo pastoral da Diocese de Luziânia será assumido pelo Excelentíssimo dom Waldemar Passini Dalbello, bispo coadjutor”.

Apesar de jovem, Dom Dalbello, que tem como lema episcopal “Para congregar na unidade”, já realizou serviços considerados significativos para a Igreja Católica no Brasil.

Nomeado bispo auxiliar de Goiânia, em Goiás, no dia 30 de dezembro de 2009 e ordenado em março de 2010, o religioso foi escolhido em 2011 pela Congregação para os Bispos como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasília até a posse do novo Arcebispo Metropolitano de Brasília, que viria a ser Dom Sergio da Rocha, hoje cardeal e presidente da CNBB.

Mais tarde, em 3 de dezembro de 2014, Dom Dalbello foi designado para assumir o cargo de bispo coadjutor de Luziânia.

Nomeado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) membro do Departamento de Missão e Espiritualidade para o quadriênio 2015-2019, o prelado representa a Região Cone Sul, que compreende, além do Brasil, o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e o Chile.

Também prestou serviços para a Comissão Episcopal Pastoral para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB de 2011 a 2015.

Dom Waldemar possui conhecimentos em Sagrada Escritura, além de ter estudado no Instituto Bíblico de Roma, na Itália, e na Escola Bíblica, em Jerusalém, Israel. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas