Gaudium news > Arcebispo de Moscou, em Fátima: "O perigo do totalitarismo não está afastado"

Arcebispo de Moscou, em Fátima: "O perigo do totalitarismo não está afastado"

Fátima – Portugal (Quinta-feira, 13-07-2017, Gaudium Press) Perante milhares de peregrinos reunidos no recinto de oração do Santuário de Fátima, sobretudo estrangeiros, entre as quais se destacam os italianos, os polacos e os russos, o responsável pela Arquidiocese de Mãe de Deus, na capital russa, Dom Paolo Pezzi, sublinhou que a ação missionária dos católicos é rejeitada “pela mentira, pela calúnia, pela perseguição”.

Arcebispo de Moscou, em Fátima O perigo do totalitarismo não está afastado.JPG

O Arcebispo de Moscou encontra-se em Fátima participando da Peregrinação Internacional realizada a propósito das comemorações do Centenário das Aparições da Virgem Maria em Portugal.

Justamente hoje, 13 de julho, comemora-se os 100 anos de uma das aparições na qual a Nossa Senhora fala da revolução bolchevique, dos erros, das perseguições e conversão que aconteceriam na Rússia.

A Cruz de Cristo vence o Mal

Na homilia da Missa da Peregrinação Internacional, D. Paolo Pezzi afirmou: “O século XX ficou marcado por uma perseguição particularmente sangrenta. Infelizmente, quando uma sociedade renuncia ao anúncio do Evangelho torna-se facilmente vítima de totalitarismos, do poder do homem sobre o homem”.

“Na verdade, não existe uma época da história que não tenha tido os seus mártires”, mas, sustentou Dom Pezzi, que, aos olhos da fé, existe a consolação de saber que a “Cruz de Cristo pode vencer o ódio do mundo”:

“Sim, caríssimos irmãos e irmãs, é consolador saber que existe um modo de vencer o ódio do mundo, é a Cruz de Cristo. Isto mesmo nos recordaram os mártires do século XX: o testemunho de um amor gratuito vence mesmo o ódio mais irracional”.

Perseguição aos Cristãos, Testemunho, Martírio

Ainda em seu sermão, o arcebispo de Moscou considerou que, ainda hoje, diante da “perseguição dos cristãos, que não diminuiu, mas pelo contrário parece crescer a cada dia”, uma possível convivência entre pessoas e comunidades “só é possível num testemunho até ao martírio da fé e da caridade gratuita”.

“Ao longo destes últimos meses tenho pensado frequentemente nas vítimas do ódio dos homens, em todos aqueles que morrem destruídos pelo mal, pelo ódio de outros homens, seus irmãos: quem, dentre eles, pôde ao menos pressentir o conforto do amor de Cristo?”, interrogou o bispo russo.

Comitiva Eclesiástica, sacerdotes e missão dos leigos

Além da comitiva eclesiástica, Dom Paolo Pezzi, é acompanhado por um grupo de 45 jovens estudantes, dirigiu também uma palavra aos mais novos para que procurem e se encachem na sua vocação de missionários:

“O anúncio da Boa Nova insere-se na vocação que todo o homem recebe de Cristo. A comunicação missionária do dom que recebemos não é assim um dever reservado só aos sacerdotes ou às religiosas; não é uma questão de ofício ou profissão: “a minha profissão é a de ser missionário”, não, o anúncio cristão diz respeito a todos, homens, mulheres, crianças, jovens, idosos”, disse.

Imitação de Maria

D. Paolo Pezzi regressa a Fátima seis anos após ter liderado uma peregrinação de bispos católicos de língua russa na Cova da Iria, e destacou a necessidade de uma entrega plena a Deus como o único caminho da conversão.

Na homilia apresentou Nossa Senhora como a “testemunha e dócil serva do Senhor” cujo exemplo deve ser imitado pelos homens:

“A Virgem Maria viveu as Bem-aventuranças porque foi a testemunha, a dócil Serva do Senhor. Na Virgem Maria, Deus fez uma casa para si, construiu um templo”.

“Nossa Senhora é o primeiro lugar onde plenamente, misteriosamente habita Deus. É o primeiro templo, é a primeira igreja, mas também nós somos, juntamente com a Virgem Maria, igreja. Também nós somos chamados a dilatar este mesmo acontecimento da encarnação” prosseguiu o arcebispo de Moscovo, apelando à confiança na proteção da Virgem Maria para “vencer o medo” e superar a distância que separa as pessoas.

Graça da Conversão

“Peçamos à Senhora de Fátima, a graça da conversão a Seu Filho, peçamos ao Espírito que faça voltar o nosso olhar para Cristo, fonte de toda a paz, conforto, e de criatividade para a nossa vida e para a vida dos nossos irmãos”, concluiu na sua homilia.

Peregrinação de Julho: “A Virgem Maria, Mãe da Consolação”

A peregrinação Internacional de julho, que evoca a terceira aparição de Nossa Senhora, tem como tema “A Virgem Maria, Mãe da Consolação” e sublinha a ligação da Rússia a Fátima.

De acordo com o testemunho dos videntes Nossa Senhora disse-lhes que para impedir a guerra seria necessária a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados.

A peregrinação de julho conta com mais de 6300 peregrinos inscritos no Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, num total de 140 grupos oriundos de 27 nações, incluindo vários países da antiga União Soviética. No entanto, entre os grupos mais numerosos estão a Itália e a Polónia com 35 e 27 grupos, respetivamente. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Santuário de Fátima – http://www.fatima.pt)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas