Gaudium news > Desafios na formação de novos sacerdotes são discutidos em Aparecida

Desafios na formação de novos sacerdotes são discutidos em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 13-07-2017, Gaudium Press) A cidade de Aparecida, em São Paulo, sedia o Encontro Nacional para Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e da CNBB. Aproximadamente 200 sacerdotes de todas as regiões do país participam do evento.

Com base na dimensão espiritual, os formadores vêm trocando experiências e recebendo uma formação para a continuidade dos trabalhos na realidade dos seminários.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom José Roberto Fortes Palau, referencial da OSIB Nacional, é um dos assessores do encontro e afirmou que atualmente, um dos grandes desafios dos formadores nos seminários é o trabalho com os jovens que chegam para serem presbíteros:

“Hoje nós enfrentamos o esfacelamento das famílias, então muitos jovens vêm de uma família com dificuldades; com problemas, não generalizando, mas hoje não acontece na maioria dos casos a educação dos fundamentos da fé nas famílias, muitos deles chegam e não sabe o básico da fé, então tudo isso tem que ser trabalhado durante o tempo de formação, é um tempo longo de formação, mas necessário”, disse.

Dom José explicou ainda que os documentos da Igreja pedem que a formação dos pastores seja segundo o coração de Cristo e, por esse motivo, este é um processo longo e criterioso.

“A formação é gradual, acumulativa, você vai crescendo e vai acumulando conhecimento, experiências em vistas da maturidade que isso que nós queremos para nossos padres, que sejam bons pastores […] formar um padre não é como uma produção em série, a formação sacerdotal é como o trabalho de um joalheiro ele vai esculpindo uma joia então demanda tempo”.

A Ratio Fundamentalis é o documento da Congregação para o Clero da Santa Sé que está sendo estudado durante o encontro. Segundo Dom José Roberto, no Brasil, já foi realizada as diretrizes para a formação dos sacerdotes em um documento da CNBB.

O encontro da OSIB trabalha as dimensões das diretrizes da formação para os padres no Brasil, que são elas: intelectual, espiritual, humano afetivo e pastoral. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas