Gaudium news > Grande procissão fluvial da Santa Cruz de Wawa é realizada nas Filipinas

Grande procissão fluvial da Santa Cruz de Wawa é realizada nas Filipinas

Bocaue – Filipinas (Sexta-feira, 14-07-2017, Gaudium Press) Um grande número de devotos se reuniram na Paróquia de São Martinho de Tours em Bocaue, Bulacan, Filipinas, para a grande procissão fluvial da “Krus sa Wawa”, a Santa Cruz encontrada no rio Wawa em 1850 e que é amplamente venerada pelos fiéis que dão testemunho de numerosos milagres. “A lição importante para nós é carregar nossa própria cruz”, explicou aos fiéis o Bispo de Malolos, Dom José Oliveros, que presidiu uma das Missas da festividade.

Grande procissão fluvial da Santa Cruz de Wawa é realizada nas Filipinas 1.jpg

O prelado indicou que o ato externo de venerar a Cruz, adorná-la ricamente e levá-la em procissão pelas águas é uma recordação “do que o Senhor nos disse: ‘Quem não quiser carregar sua cruz e me seguir não pode ser meu discípulo”. O qual apresenta um desafio para todos os fiéis que devem assumir as dificuldades de sua própria vida. “É difícil carregar nossa cruz, mas Jesus está nos ajudando a aliviar nosso jugo”. O Bispo pediu que a celebração permita chegar esta mensagem aos corações e não ficar apenas como uma tradição exterior.

A Cruz foi levada desde o templo até a grande embarcação preparada para a procissão, construída em forma de pagode ou torre com uma altura de três andares. A embarcação permite levar a 250 pessoas e a mesma é seguida por outras barcas menores ao longo do rio Bocaue. A festividade é antecedida por uma novena de Missas que registram uma grande assistência.

Grande procissão fluvial da Santa Cruz de Wawa é realizada nas Filipinas 2.jpg

A Procissão fluvial recuperou seu esplendor em 2014, depois de ter diminuído seu tamanho notavelmente desde a tragédia de 1993, quando a embarcação principal naufragou. Durante os anos de restrição a procissão foi realizada em barcos menores e a altura da base da Cruz foi notavelmente reduzida. A construção de um novo pagode reforçado e a aplicação de estritas medidas de segurança permitiram devolver a manifestação pública de Fé sua envergadura habitual. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas