Gaudium news > Santa Sé financia construção de Hospital Infantil na República Centro Africana

Santa Sé financia construção de Hospital Infantil na República Centro Africana

Bangui – República Centro Africana (Sexta-feira, 14-07-2017, Gaudium Press) Na última quarta-feira (12/07), em Bangui, o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, lançou a pedra fundamental daquele que de futuro, com a capacidade para cem leitos, deverá ser um Centro Hospitalar de referência para a nutrição terapêutica infantil.

Obra financiada pelo Vaticano

Santa Sé financia construção de Hospital Infantil na República Centro Africana.jpg

O projeto de construção do Centro Hospitalar deverá ter o valor de 2 bilhões de Franc e foi uma promessa do Papa Francisco quando de sua visita ao país em 2015 e será totalmente financiado pelo Vaticano.

Na cerimônia de lançamento da pedra fundamental estava presente uma delegação da Santa Sé. O Presidente Touadéra agradeceu aos representantes do Vaticano por apoiar o cuidado com a saúde das crianças e adolescentes.

Para o mandatário do país, Faustin-Archange Touadéra, “a saúde é uma prioridade, por isto é necessário ampliar e melhorar os serviços sociais básicos. Dada a situação que vivemos, muitos serviços foram destruídos no país, o que reduziu nossa capacidade de responder ao setor, tais como a saúde”.

Hospital Bambino Gesù

O Hospital da Santa Sé – o Bambino Gesù – decidiu assumir o projeto do Hospital Pediátrico em Bangui após a viagem do Papa ao país no início do Jubileu da Misericórdia, como uma forma de ajuda concreta da Igreja às crianças da República Centro-Africana.

O projeto de ajuda do Vaticano já efetuou uma série de intervenções urgentes, como a compra e a instalação de um gerador elétrico. As salas da biblioteca e da Universidade de Medicina logo deverão ser reestruturadas.

Ainda como parte deste projeto de construção, o Vaticano oferecerá a capacitação de médicos da República Centro-Africana.
Além de orientação médica, mesmo que a distância, que será oferecida pelo Hospital Bambino Gesù, será enviada para trabalhar na nova pediatria uma equipe de médicos italianos.

Papa visitou Hospital Pediátrico em Bangui

Quando de sua visita à República Centro Africana, dirigindo-se para a Catedral de Bangui para a abertura da Porta Santa, em 29 de novembro de 2015, o Papa Francisco fez antes uma breve visita a um hospital pediátrico de Bangui. Na ocasião Francisco doou algumas caixas com medicamentos provenientes do hospital “Bambino Gesù”, de Roma. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas