Gaudium news > Divulgado anúncio e convocação para o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

Divulgado anúncio e convocação para o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

São Paulo (Terça-feira, 18-07-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de São Paulo divulgou em seu site uma carta de anúncio e convocação para o Sínodo Arquidiocesano escrita e assinada pelo Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer.

Divulgado anúncio e convocação para o Sínodo Arquidiocesano de São Paulo.jpg

“A Eucaristia também é o Sacramento da Igreja de Cristo. Quando celebramos a Missa, aparece bem clara a natureza da Igreja como povo reunido em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, convocado pela Palavra de Deus e animado pelo Espírito Santo. Em nenhuma outra circunstância, a Igreja aparece melhor como a comunidade dos discípulos reunidos em torno do seu Mestre e Senhor, que os chama e instrui pela sua palavra, nutre-os com o pão da vida, os conduz pelos caminhos da fé, esperança e caridade, intercede com eles e por eles diante do Pai celeste, conforta-os e os irmana pela caridade e os envia novamente em missão. A Eucaristia é a ‘epifania da Igreja’!”, escreve o purpurado, logo no início da mensagem.

De acordo com Dom Odilo, “para que esta porção do Povo de Deus possa, de modo eficaz, acolher, viver e testemunhar o Evangelho e a todos atrair para Cristo, a diocese, ou Igreja particular, pode convocar sínodos, através dos quais se manifesta melhor a comunhão eclesial e o acolhimento da Palavra de Deus, para ouvir ‘o que o Espírito diz à Igreja’ no tempo presente (cf Ap 2 e 3)”.

“Através do sínodo diocesano, é possível discernir melhor sobre a realidade eclesial, religiosa, social e cultural, na qual a diocese está inserida. E também é possível promover, com maior eficácia, a renovação da consciência eclesial, a reflexão sobre a vida pastoral, a ação de graças pelos frutos já alcançados e a projetação pastoral para o tempo presente e o futuro imediato, na fidelidade ao Evangelho e à missão da Igreja”, explica.

Ainda conforme o arcebispo, também na Arquidiocese de São Paulo “não foi pequeno o esforço realizado, no correr do tempo, para tornar a Igreja verdadeiramente presente e operante nesta imensa Metrópole, através da evangelização, da caridade e da celebração dos Mistérios da salvação”.

“Em São Paulo, fundada por santos missionários, entre os quais São José de Anchieta, a Igreja procurou ser testemunha de Jesus Cristo na cultura urbana, graças à sabedoria e generosidade apostólica de seus Pastores e dos numerosos sacerdotes, ao testemunho cristão de incontáveis leigos e leigas, religiosos e religiosas. Por tudo isso, damos muitas graças a Deus!”, ressalta.

O tema específico que norteará o caminho sinodal arquidiocesano intitula-se “Sínodo da arquidiocese de São Paulo: caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Ainda segundo Dom Odilo, a temática destaca a identidade do sínodo, que é “caminho feito em comunhão”, assim como suas metas, que são promover a conversão e a renovação missionária de toda a Arquidiocese.

Já o lema escolhido é “Deus habita esta cidade: somos suas testemunhas”, uma vez que “a Palavra de Deus e seu amor misericordioso por todos os habitantes da nossa Metrópole nos interpelam, motivam e ajudam a discernir sobre a realidade do ambiente urbano, no qual nossa Igreja está inserida e onde temos a missão de ser testemunhas de Jesus Cristo e da alegria do Evangelho”.

“Que intercedam por nós a Virgem Maria, Mãe da Igreja, a Senhora da Assunção e o apóstolo São Paulo, Patrono de nossa Arquidiocese. Que nos ajudem São José de Anchieta, grande missionário e iniciador da Igreja em São Paulo, Santa Paulina e Santo Antônio de Santana Galvão, os bem-aventurados Padre Mariano e Madre Assunta Marchetti, membros da Igreja de São Paulo, que a edificaram com suas vidas santas; que todos os Santos Padroeiros de nossas Comunidades, ardorosos discípulos missionários de Jesus Cristo, intercedam por nós e nos ajudem a sermos hoje, nesta cidade imensa, testemunhas de Jesus Cristo! Iniciemos o nosso caminho sinodal em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!”, conclui o arcebispo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas