Gaudium news > Formação teológica para catequistas é realizada em Porto Alegre

Formação teológica para catequistas é realizada em Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 18-07-2017, Gaudium Press) Entre os dias 8 e 15 de julho, a Comissão Arquidiocesana de Iniciação à Vida Cristã (Ciavic) da Arquidiocese de Porto Alegre realizou uma formação com os catequistas de diversas etapas.

O secretário-executivo do projeto, Padre Fabiano Schwanck Colares, afirmou que a proposta das atividades foi proporcionar uma capacitação teológica e de conteúdo

Durante este período, catequistas de toda a Arquidiocese foram convidados para os encontros, que tiveram lugar no Instituto São Francisco, na capital gaúcha.

No primeiro dia, os catequistas de Batismo estudaram sobre teologia a partir da tríade Crer, Celebrar e Viver. As reuniões tiveram momentos vivenciais, com leitura bíblica e meditação da fé católica.

Após a atividade inicial ocorreram as catequeses, ministradas pelos integrantes da Ciavic. Os catequistas receberam uma síntese do tema discutido através de um livreto.

Já as etapas de Adultos, Eucaristia e Crisma foram aprofundadas no tema básico dá fé cristã: o Creio. Os artigos foram explicados, sempre com proposta de aplicar a temática às diferentes etapas de catequese. Também aos catequistas foi fornecida uma síntese do tema trabalhado.

“Se nos dois primeiros anos do projeto, 2015 e 2016, foi necessária uma série de encontros mais instrutivos e operacionais para alinharmos toda a catequese numa linha de Iniciação à Vida Cristã, de acordo com aquilo que a Igreja já vinha pedindo e agora está oficializado para todo o Brasil através do Documento 107 da CNBB”, explicou o Padre Fabiano, lembrando que as formações de julho ofereceram uma reflexão teológica para capacitar os catequistas.

“Percebemos um crescimento qualitativo no nível de reflexão de nossos catequistas, através das perguntas realizadas, e isso nos alegra porque uma vez que o projeto se tornou uma realidade que mudou a mentalidade e o método de nossa ação catequética”, observou o sacerdote. “Agora é hora de realmente fortalecermos ainda mais os nossos catequistas para que possam ajudar na busca de respostas para as indagações existenciais do nosso tempo presente”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas