Gaudium news > Basílica de Santa Teresinha, no Rio, festeja seus 90 anos

Basílica de Santa Teresinha, no Rio, festeja seus 90 anos

Rio de Janeiro (Terça-feira, 18-07-2017, Gaudium Press) Tradicionalmente conhecida como o Carmelo de Santa Teresa, a Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Rio de Janeiro, celebrou no último dia 16 de julho seus 90 anos de inauguração.

Basílica de Santa Teresinha, no Rio, festeja seus 90 anos.jpg

Com a intenção de prosseguir com os festejos em homenagem ao templo, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, presidirá uma celebração eucarística no próximo dia 21, às 19h.

Além da cerimônia, haverá demais eventos comemorativos inspirados em uma das frases da Padroeira: “o meu caminho é seguro e não me enganei ao segui-lo”.

Frei Emerson Santos Oliveira, reitor do Santuário desde 5 de março deste ano, afirmou que a comunidade segue os parâmetros da Ordem dos Carmelitas Descalços, por ter uma administração própria, assim como os da Arquidiocese do Rio de Janeiro. “Nós estamos em plena comunhão com a igreja local, mas temos um governo próprio. Temos algumas obrigações com relação à nossa província”, explicou.

O carisma dos frades carmelitas descalços, conforme o Frei Emerson, é a oração e a meditação, uma vez que “Santa Teresa costumava prezar muito pela vida de oração”.

“Temos, por constituição, a observância da Liturgia das Horas. Toda a Igreja deve manter o hábito de celebrá-la, mas nós ainda mais por sermos religiosos”, destacou.

Vale lembrar que o Brasil foi o primeiro país do mundo a receber a visita do cajado que acompanhou Santa Teresa de Ávila ao longo de sua vida, em 2014, sendo a basílica um dos lugares pelos quais a relíquia passou.

A matriz, elevada à condição de basílica em 1927, era antigamente uma mansão pertencente à baronesa de Itacuruçá. A construção foi adquirida em leilão no ano de 1921 por frades da Ordem dos Carmelitas Descalços – que são os atuais administradores da igreja – da Província de São José, em Minas Gerais. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas