Gaudium news > Apresentado novo reitor de seminário de teologia em Teresina

Apresentado novo reitor de seminário de teologia em Teresina

Teresina – Piauí (Terça-feira, 25-07-2017, Gaudium Press) O Seminário de Teologia Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, apresentou seu mais novo reitor. Trata-se do Padre Aerton Marcos de Sousa e Silva, que ficará responsável pelo espaço religioso situado na Rodovia PI 130, km 08, e que tem a intenção de capacitar vocacionados para o desempenho do Ministério Sacerdotal.

Apresentado novo reitor de seminário de teologia em Teresina.jpg

Padre Aerton tem experiências vivenciadas em outras casas de estudos da Arquidiocese de Teresina, entre elas, o Discipulado João Paulo II (Propedêutico) e o Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg.

De acordo com o religioso, ele tem a missão ser uma presença amiga junto aos seminaristas, ajudando-os na formação especifica humana, espiritual e acompanhamento na caminhada vocacional:

“A reitoria dentro de um seminário é uma missão especial e indiscutivelmente, um desafio porque se assume um papel de articulação para a realização das atividades e para a concretização do apoio vocacional a tantos jovens que buscam servir a Igreja através do sacerdócio. É desafiadora também porque deve fazer com que esses jovens façam o devido discernimento, cresçam nesse processo de formação. Mas é importante dizer que o desafio maior é o tempo, que fica pequeno para ajudar em tantas áreas e dimensões, pois dentro do aspecto cronológico são oito anos de formação ao sacerdócio que exige uma boa constância e uma grande atenção aqueles que estão em formação”, explicou o Padre Aerton.

A presença do formador no seminário, continuou, é similar à de um pároco em uma paróquia. “Poderia dizer que é a pastoral da formação. O padre está dentro do seminário como padre. Não é um legislador ou vigia. É alguém que acompanha, assim como um padre que faz isso em sua paroquia. É busca pelo crescimento. É prazerosa a chance de termos a oportunidade de conhecer o nosso rebanho. O formador nessa caminhada vai poder conhecer o seminarista ao mesmo tempo em que ele é conhecido”, disse. “E a nós cabe, dentro dessa vivência, tentarmos transformar esse período em uma caminhada saudável e formativa onde todos nós, ao fim, cresceremos como formandos e formadores”, acrescentou.

O reitor também espera assumir a missão zelando por tudo aquilo que é patrimônio da Igreja, “seja no aspecto material, mas especialmente no aspecto humano”. “As dioceses e paroquias confiam os seus vocacionados a uma equipe de vocação dentro do Seminário e essa equipe tem essa bonita tarefa de zelar pelos vocacionados e o patrimônio humano”, destacou.

O presbítero concluiu dizendo: “ser formador enquanto padre me traz uma alegria positiva (…) ver os jovens crescerem e alcançarem esse bonito objetivo vocacional que é servir a Igreja através do sacerdócio. Isso é algo que realiza qualquer formador. E enquanto formador, o padre está em experiência de obediência também dentro do campo da missão. Portanto, o seminário acaba por ser um envio missionário. Meu coração é missionário e sou chamado a agir como missionário da Igreja”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas