Gaudium news > Roma: a história continua, mas as fontes vão secar

Roma: a história continua, mas as fontes vão secar

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 25-07-2017, Gaudium Press) Quem anda pela cidade de Roma tem a impressão de que está caminhando dentro episódios de histórias da humanidade.

Roma a história continua, mas as fontes vão secar.jpg

A cada passo, a cada esquina, um fato importante e digno de memória nos espreita e nos remete a acontecimentos cuja lembrança o tempo não consegue destruir.

Ao lado de ser fonte de história, Roma é lembrada também por causa de outras fontes: é impossível falar de Roma sem falar das fontes artisticamente projetadas e postas em inúmeros pontos jorrando uma água que só ali parece ser encontrada.

Pois bem: esta história parece estar mudando de repente…

Crise Hídrica Inaudita

A atual seca que castiga a cidade de Roma e assola também as áreas limítrofes da capital italiana levaram a Santa Sé a empreender medidas drásticas para economizar água.

Face a essa situação de crise hídrica, o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano decidiu pelo fechamento de todas as fontes, tanto as da Praça de São Pedro, quanto as fontes situadas no interior dos muros do Estado, inclusive aquelas dos Jardins do Vaticano.

As medidas tomadas têm sintonia com pensamento de Francisco

De acordo com as autoridades do Governatorato, as medidas que foram tomadas têm a pretensão de estar em sintonia com os ensinamentos do Papa Francisco, expostos na Carta encíclica Laudato Si.

De acordo com o exposto nesta Carta Encíclica, o Papa recorda que “o costume de desperdiçar e jogar fora” a água, alcançou “níveis inauditos”.

Mesmo sendo sabendo-se que “a água potável e limpa representa uma questão de importância primária, porque é indispensável para a vida humana e para sustentar os ecossistemas terrestres e aquáticos”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas