Gaudium news > Artista norte-americano restaura e exibe em museu imagens resgatadas

Artista norte-americano restaura e exibe em museu imagens resgatadas

Cleveland – Estados Unidos (Quarta-feira, 26-07-2017, Gaudium Press) Lou McClung, um artista norte-americano, dedica-se a resgatar imagens sagradas católicas, restaurá-las e expô-las ao público no que é hoje o Museu das Estátuas Divinas em Ohio, Estados Unidos, localizado no antigo templo de St. Hedwig. Há seis anos, o artista contava com algumas imagens restauradas pelo mesmo e começou a exibi-las. Hoje, mais de 200 objetos sagrados estão organizados em uma exposição que incluem imagens, relicários, vitrais e uma custódia alemã. McClung recebe pedidos de restauração das paróquias e prossegue sua missão de devolver o esplendor às obras que servem silenciosamente no apostolado da Igreja.

“Enquanto comprava um dia em uma loja de artigos de segunda mão, vi uma imagem de Santa Clara de Assis. Comprei a imagem, a levei para casa, e imediatamente comecei a esculpir dedos para sua mão quebrada e remendar sua frente. Depois que as reparações foram feitas, a pintei à mão”, relatou McClung na apresentação do Museu. “Sua beleza foi restaurada, e fiquei impressionado desde então. Pensei comigo mesmo: ‘Este é um trabalho importante'”.

Artista norte-americano restaura e exibe em museu imagens resgatadas.jpg

A arte sacra significou um giro profissional para o agora restaurador. Sua experiência na fotografia comercial e a maquiagem (McClung maquiava e criou uma linha de cosméticos) lhe ajudou a ter uma ótica distinta e um padrão mais alto que o dos outros restauradores. “Através dos anos muitas imagens e obras de arte em nossos templos foram repintadas e restauradas de maneira imprópria”, comentou. Para conservar o estilo clássico dos templos, oferece imagens novas que foram fabricadas com moldes elaborados sobre imagens antigas.

O próprio espaço do Museu, comprado para recuperar para um serviço devoto um templo que serviu a imigrantes poloneses na costa Oeste da cidade de Cleveland, expressa a intenção de conservar a riqueza de paróquias que foram encerradas e realizar um apostolado através da arte sacra com seus visitantes. “A mim não me importa que os atrai a este lugar enquanto os visitantes se levem algo quando visitam, isso significa algo quando eles se vão”, indicou McClung a CNS. “Pelo menos eles podem ter respeito pelas pessoas que vivem uma vida católica e conservam suas crenças”. Alguns dos visitantes tem identificado imagens diante das quais oravam em anos anteriores ou ficam em oração diante de um Santo de sua particular devoção.

O Museu se converteu em uma missão familiar na qual McClung é curador, diretor e coletor de fundos, enquanto que sua mãe, seu padrasto e alguns amigos trabalham como voluntários para garantir a operação do mesmo. Atualmente se trabalha na ampliação do museu para introduzir um Salão dos Santos no edifício da escola católica adjacente ao templo e onde funciona sua empresa privada a partir da aquisição do complexo paroquial. O museu introduziu exibições ajudadas por códigos QR e apresentações em vídeo sobre a história das paróquias de Cleveland. (EPC)

Com informações de Museum of Divine Statues

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas