Gaudium news > Encontro nacional da Pastoral Litúrgica destaca figura da Virgem Maria

Encontro nacional da Pastoral Litúrgica destaca figura da Virgem Maria

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 27-07-2017, Gaudium Press) A Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) promovem até a sexta-feira, 28, o seu encontro nacional de pastoral, com o tema ‘A Virgem Santa Maria na Liturgia’, em Fátima.

Encontro nacional da Pastoral Litúrgica destaca figura da Virgem Maria.jpg

Dificuldades

O diretor do SNL afirma que a reforma litúrgica “está passando por um momento difícil”.

“O difícil é a compreensão da liturgia, porque se não se compreender não pode ser bem celebrada”, explicou o padre Pedro Ferreira.

O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica já “tem a sua história, o seu peso” disse o sacerdote que ainda observa que se cada um dos que intervêm na liturgia, desde o presidente aos fiéis que participam, “não tiverem consciência daquilo que estão a desempenhar, a liturgia não funciona”.

Clero e Virgem Maria

O diretor do SNL destaca que o encontro é, sobretudo, pensado para “a formação do clero” e dos diversos ministérios que intervêm na liturgia: acólitos, os leitores, ministros extraordinários da comunhão, os catequistas e os cantores, que “têm lugar muito importante”.

A semana de estudos está enquadrada este ano no Centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.

Segundo o padre Pedro Ferreira, houve uma movimentação da Igreja Católica em Portugal no sentido de centrar “as atenções na temática da Vigem Maria” e a liturgia “não pode ficar de fora”, porque Maria “ocupa um lugar de primeiríssima importância” na liturgia pela sua união com Cristo.

“É a figura da Igreja que é o corpo de Cristo, é aquela que reza, é a mãe da Igreja, a virgem Maria é tudo na liturgia”, assinalou o diretor do SNL.

“Toda a liturgia é o exercício do ministério sacerdotal de Cristo mas pela sua união com a Virgem Maria está sempre presente”.

Destaques do Programa

Do programa, o sacerdote destacou quatro conferências “muito importantes”, duas por bispos portugueses – D. João Marcos, bispo de Beja, sobre ‘Maria no mistério de Cristo e da Igreja’, na abertura do encontro; e D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda e presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, que aborda o tema ‘A Virgem Santa Maria no Ano Litúrgico’.

O padre italiano Corrado Maggioni, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), vai apresentar ‘A coletânea de Missas da Virgem Santa Maria; e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fala sobre “a importância de Fátima na liturgia em Portugal”.

O encontro anual da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade e o seu Secretariado Nacional de Liturgia está acontecendo no Centro Paulo VI e as celebrações religiosas têm lugar na Basílica da Santíssima Trindade e na Capelinha das Aparições.

A sessão de encerramento, na sexta-feira, será às 10h00; uma hora depois a Missa de encerramento, na Basílica da Santíssima Trindade. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas