Gaudium news > Quinto ano do atual Pontificado: Vaticano inicia venda da Medalha oficial

Quinto ano do atual Pontificado: Vaticano inicia venda da Medalha oficial

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 28-07-2017, Gaudium Press) O Vaticano pôs à venda hoje, 28/07, a medalha oficial comemorativa do quinto ano do pontificado do Papa Francisco.

Quinto ano do atual Pontificado Vaticano inicia venda da Medalha oficial.jpg

As medalhas em ouro, prata e bronze estão disponíveis para compra na administração do Patrimônio da Sede Apostólica, na Cidade do Vaticano e nas lojas da Libreria Editrice Vaticano.

A Medalha

A Medalha comemorativa do quinto ano de Pontificado do Papa Francisco foi projetada por Mariangela Crisciotti, e dela foram cunhadas 1500 cópias em bronze, 50 em prata e outras 50 cópias em ouro. Todas são numeradas e trazem um certificado de garantia de sua autenticidade fornecido pelo Vaticano.

Verso

O verso da medalha traz o escudo do Papa Francisco tendo gravado ao redor, junto à margem: FRANCISCUS P.P. ANNO V MMXVII. Mas ela não traz a imagem da face ou busto de Francisco.

Na borda da Medalha, ainda em seu verso, ela tem gravada a inscrição “CIVITATE VATICANA”, além do número que cada medalha tem e o nome da autora, na parte inferior.

Reverso

No reverso da medalha figura ao fundo uma barca que aporta. Uma mão estendida é o sinal de acolhimento aos que saem da sua pátria “em busca de um futuro melhor”, conforme diz nota emitida pela Santa Sé onde a medalha é explicada.

Uma inscrição em latim acompanha a cena cunhada no reverso da medalha e recorda uma frase do Evangelho de São Mateus: ‘Hospes eram et collegistis me’, que quer dizer: “era estrangeiro e hospedastes-me”.

A figura de um homem, como que estirado no solo, pedindo socorro, quer recordar outro trecho do mesmo evangelista: “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas