Gaudium news > Moscou pede que Polônia não remova monumentos da era comunista

Moscou pede que Polônia não remova monumentos da era comunista

Varsóvia – Polônia (Sexta-feira, 28-07-2017, Gaudium Press) Os dirigentes russos pediram às autoridades de Varsóvia para que cessem a remoção e desmontagem dos construídos na Polônia na época da dominação soviética.

Moscou pede que Polônia não remova monumentos da era comunista.jpg

Demolição para os Dirigentes Russos…

De fato, na última terça-feira, a Câmara Alta do Parlamento de Moscou havia pedido ao Presidente da Rússia Vladimir Putin, a solicitação para poder decretar eventuais “medidas restritivas no campo da cooperação bilateral” caso fossem removidos os monumentos soviéticos construídos pelos comunistas durante a ocupação bolchevista.

Também na última semana, o Ministério do Exterior russo denunciou através de uma nota oficial que a remoção de monumentos soviéticos seria uma violação dos acordos entre Moscou e Varsóvia.

…e para o Povo Polonês

Moscou pede que Polônia não remova monumentos da era comunista (2).jpg

A demolição destes monumentos está prevista por uma lei polonesa aprovada recentemente.

Estes monumentos, que exaltam os atos ali realizados pelos comunistas, trazem à lembrança do povo polonês a “herança de um passado totalitário” que a população quer esquecer.

Aliás, nesta Lei aprovada recentemente na Polônia, as autoridades do país definem claramente a então denominada União Soviética como sendo uma “potência ocupante” e que, por isso, propunham “o desmonte e a remoção de centenas de monumentos e memoriais que celebram a vitória soviética contra o nazismo e a influência” comunista que a velha URSS teve por dezenas de anos sobre uma Polônia dominada e constrangida no âmbito do Pacto de Varsóvia.

Como os russos relembram seus soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial e enterrados na Polônia, o Embaixador polonês em Moscou, W?odzimierz Marciniak, assegurou que “os cemitérios de guerra soviéticos não serão tocados”. (JSG)

(Da redação Gaudium Press – com informações “L’Osservatore Romano”)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas