Gaudium news > Bangladesh: Sacerdotes buscam maior interação com leigos

Bangladesh: Sacerdotes buscam maior interação com leigos

Daca – Bangladesh (Terça-feira, 01-08-2017, Gaudium Press) A Fraternidade dos Sacerdotes Diocesanos de Bangladesh (BDPH) acaba de realizar o seu seminário anual.

O seminário do BDPH foi realizado no Holy Spirit Major Seminary de Daca entre os dias 24 e 26 julho. Dele participaram 125 sacerdotes diocesanos de Bangladesh.

Os participantes saíram do encontro com a determinação de trabalhar de um modo mais estreito com os leigos, uma vez que que nas paróquias eles desempenham um papel determinante na difusão dos ensinamentos cristãos.

Para o Presidente da Fraternidade, Padre Kamal Corraya, “O objetivo da Fraternidade é enriquecer os nossos sacerdotes, de forma que possam servir de maneira mais atenta nos locais onde atuam. Graças à associação, todos podem alcançar um maior nível de cooperação, partilha e santidade”.

O Padre Uttom Rozario, que veio de uma paróquia da Diocese de Raishahi, no Distrito de Pabna, para participar do seminário da Fraternidade, “a maior parte dos leigos é muito ativa nas iniciativas religiosas. Infelizmente existem alguns católicos afastados da programação da paróquia, e por isto vou procurar estabelecer relações mais amigáveis com eles”, afirmou.

Durante a realização do seminário, os sacerdotes compartilharam entre si experiências de vida e de pastoral do último ano, assim como compartilham também os problemas e as dificuldades que existem em suas respectivas áreas de ação.

Dom Patrick D’Rozario, Arcebispo da capital e primeiro Cardeal de Bangladesh, sublinhou a necessidade de incentivar as relações entre leigos e consagrados.

“A Fraternidade dos Sacerdotes diocesanos de Bangladesh tem o meu apoio”, afirmou o purpurado, recordando que “existe a necessidade de boas relações com os leigos, de forma que os sacerdotes possam servi-los melhor”.

A Fraternidade dos Sacerdotes Diocesanos de Bangladesh foi fundada em 1987, reunindo todos os 224 padres do país.
A cada cinco anos, a associação organiza um retiro para a formação do clero e anualmente um é realizado um seminário para compartilhar experiências e apresentar propostas.

“Trabalhamos para os leigos e apoiamos a participação deles, explica ainda Padre Kamal Corraya. Espero que os sacerdotes possam ter novas inspirações a partir deste seminário”.
(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações AsiaNews)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas