Gaudium news > Aberto em Anchieta (ES) o “Seminário Jesuítas do Brasil”

Aberto em Anchieta (ES) o “Seminário Jesuítas do Brasil”

Anchieta – Espírito Santo (Terça-feira, 01-08-2017, Gaudium Press) O “Seminário Jesuítas do Brasil: Legado para o Patrimônio Histórico” teve sua cerimônia de abertura realizada nesta última segunda-feira, 31 de julho, no Centro Cultural Thiago Bezerra Leita.

Aberto em Anchieta (ES) o Seminário Jesuítas do Brasil.jpg

O seminário celebra os 80 anos de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), assim como os 90 anos do retorno da Companhia de Jesus para o Estado do Espírito Santo.

Minutos antes da solenidade, os participantes acompanharam a apresentação do Grupo de Jongo Tambores Mirim da Escola de São Mateus, interior do município de Anchieta.

A mesa de abertura da cerimônia contou com diversas autoridades civis e eclesiásticas, entre elas, o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre César Augusto dos Santos.

O ponto mais alto do dia aconteceu durante a confirmação de um acordo de Cooperação Técnica para a elaboração e implantação de um plano integrado de ações técnicas de desenvolvimento sustentável na região do templo dedicado ao Apóstolo do Brasil.

Em outro momento, a poetisa Kátia Bobbio declamou a poesia “São José de Anchieta”, de sua autoria e publicada em Cordel.

Por sua vez, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, presenteou o reitor Padre César Augusto com publicações do Iphan.

Após a cerimônia, todos participaram da Santa Missa pela memória litúrgica de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

Até o dia 4 de agosto próximo, os participantes aprofundarão o conhecimento da atuação dos Jesuítas e seu legado no período colonial para o Patrimônio Nacional, com debates sobre a história, cultura e patrimônio, além de reflexões sobre a importância de perpetuar essa memória. Também será refletido o legado jesuíta nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão e Pará. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Santuário de Anchieta

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas