Gaudium news > Seminário Romano: novo Reitor é discípulo do Beato Charles de Foucauld

Seminário Romano: novo Reitor é discípulo do Beato Charles de Foucauld

Roma – Itália (Terça-feira, 01-08-2017, Gaudium Press) Com evidente surpresa, os Pequenos Irmãos de Jesus Caritas, um instituto religioso da família espiritual do Beato francês Charles de Foucauld, (1858-1916) estavam bastante admirados quando divulgaram a informação:

Seminário Romano novo Reitor é discípulo do Beato Charles de Foucauld.jpg

“A notícia sobre o pedido explícito do Papa Francisco de confiar ao Irmão Gabriele a guia da formação dos futuros presbíteros no Seminário Romano foi para a nossa pequena fraternidade um “relâmpago em céu sereno”, certamente uma novidade que surpreendeu a todos. A nomeação, ocorrida em finais de junho, foi confirmada pelo Capítulo Geral da nossa Congregação e anunciada oficialmente hoje, 31 de julho de 2017″.

“Missionária” e “Em Saída”

Conforme anunciaram em seu site, o Papa Francisco nomeou o Irmão Gabriele Faraghini, um romano de 51 anos, como novo Reitor do Pontifício Seminário Romano Maior. Este é o seminário onde se formam os jovens que se preparam para o sacerdócio, sejam eles pertencentes à Diocese de Roma ou provenientes de outras Dioceses na Itália e no mundo.

Com esta nomeação, o Papa Francisco indicou sua preferência para a formação de sacerdotes que tenham uma atenção especial para uma característica “missionária”, de uma “Igreja em saída”.

O inspirador e guia do Instituto Pequenos Irmãos de Jesus Caritas foi explorador do Sahara, eremita, linguista e missionário entre os tuareg, apóstolo da fraternidade entre as diversas culturas.

Irmão Gabriele Faraghini

O novo Reitor foi ordenado sacerdote em 16 de maio de 1992, na Basílica São João de Latrão pelo então Vigário Camillo Ruini.

Padre Faraghini ingressou nos Pequenos Irmãos de Jesus Caritas e partiu para a Terra Santa, mais especificamente Nazaré, para realizar seu ano de noviciado. Mais tarde foi Pároco em Limiti di Spello (1998-2005) e Foligno (2005-2017). Ele sucede como Reitor do Seminário Maior ao sacerdote siciliano Padre Concetto Occhipinti.

Ainda há pouco, durante o Capítulo Geral recém-concluído, ele falou sobre “ser pequeno irmão presbítero na paróquia”.

Ele disse, entre outras coisas: “O segundo ponto é a gratuidade da presença. Viver entregue, sem interesse próprio, somente estando lá. O Irmão Charles de Jesus falava do anúncio do Evangelho com a vida, da evangelização por meio da amizade e da bondade. Imitar Jesus na vida cotidiana de Nazaré é estar em um lugar e compartilhar a vida com quem está ali. Fazer amizade com as pessoas: esta foi a atividade do Irmão Charles no deserto do Sahara”.

Sobre os novo Reitor comentam os Pequenos Irmãos: “Gabriele não é um padre extraordinário, mas alguém que busca sempre dar o melhor de si.

Não é um amante das redes sociais, pois prefere os encontros face a face com as pessoas, pequenas e grandes que sejam, próximas ou afastadas da Igreja.

Não é um grande apaixonado por “planos pastorais”, porque como Charles de Foucauld considera que “é preciso deixar-se guiar pelas circunstâncias e pela ajuda de Deus”; tudo isto o Papa Francisco o sabe bem, mas não deixou por menos, dizendo que o presbítero deve saber viver a fraternidade, rezar e amar as pessoas. O resto vem por si”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas