Gaudium news > Centro da Sagrada Família, em São Paulo, reúne bispos das grandes cidades brasileiras

Centro da Sagrada Família, em São Paulo, reúne bispos das grandes cidades brasileiras

São Paulo (Sexta-feira, 04-08-2017, Gaudium Press) O Centro de Formação Sagrada Família, em São Paulo, reuniu arcebispos e bispos de grandes cidades e metrópoles brasileiras para refletirem sobre os desafios a ação evangelizadora nos centros urbanos.

Centro da Sagrada Família, em São Paulo, reúne bispos das grandes cidades brasileiras.jpg

A iniciativa desse encontro partiu dos cardeais de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e contou com a presença dos arcebispos e bispos de diversos Estados e regiões brasileiras.

Na ocasião, os bispos trataram da relação entre igreja e cidade e como saber lidar com situações novas que surgem tanto na própria Igreja Católica quanto no contexto social. “A cidade grande é um fenômeno relativamente recente na história do mundo. Nunca houve um período que tivesse cidades tantas cidades tão grandes como agora, ou a população tão densamente urbanizada”, afirmou Dom Odilo.

Por sua vez, o Arcebispo e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, destacou: “nós temos que tomar consciência de que saímos de uma pastoral que era rural, de quando a maioria dos cidadãos e, portanto, também, os católicos, moravam no interior e, nas últimas décadas, essa situação foi mudando (…) Nós tínhamos soluções muito adequadas para aquela outra realidade. O mundo mudou e a Igreja tem que se adaptar porque o Evangelho é uma proposta para todas as pessoas, de qualquer época e que more em qualquer lugar”.

Ainda conforme o Cardeal Scherer, o primeiro desafio da Igreja é ter uma pastoral que possa atender à grande população da cidade. “Temos, por exemplo, imensas áreas na periferia de São Paulo com paróquias com até mais de 100 mil habitantes”, lembrou.

Outro desafio listado é encontrar espaço também nas atenções da população para a mensagem da Igreja. “É verdade que podemos usar os meios de comunicação, as mídias sociais. Mas nunca temos a certeza que a nossa mensagem, de fato, chega. Vamos semeando um pouco ao vento. Com certeza muitas sementes caem em terra boa. Porém, isso não dispensa a proximidade, a presença junto à vida das pessoas, para isso nós encontramos enormes dificuldades, inclusive para encontrar a abertura, o tempo, um pouco da atenção das pessoas”, acrescentou Dom Odilo.

Ao longo do evento, os bispos celebraram uma missa na intenção da Irmã Célia Cadorin, religiosa da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, falecida no último sábado.

“Irmã Célia representou alguém que deu um novo impulso às causas de beatificação e canonização”, ressaltou Dom Odilo ao comentar o trabalho realizado pela religiosa nas causas de beatificação de vários brasileiros, entre eles, Santa Paulina e São Frei Galvão. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas