Gaudium news > Arquidiocese de Porto Alegre realiza 47º Encontro de Canto Litúrgico

Arquidiocese de Porto Alegre realiza 47º Encontro de Canto Litúrgico

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 07-08-2017, Gaudium Press) O 47º Encontro de Canto Litúrgico da Arquidiocese de Porto Alegre aconteceu entre os dias 28 e 29 de julho, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, na capital gaúcha, reunindo aproximadamente 160 participantes.

Inspirado no tema “Maria e a Liturgia”, o encontro foi promovido pelo Setor de Música do Regional Sul 3 da CNBB por ocasião do Ano Nacional Mariano.

De acordo com o Padre Pedro Ritter, coordenador do Setor da Música, o trabalho musical litúrgico é realizado nas comunidades de forma gratuita, sendo considerado uma doação das pessoas como resposta ao chamado de Deus para o ministério.

A comissão diocesana de música é compreendida a partir dos setores da pastoral litúrgica, música e arte sacra. “A formação música e litúrgica devem andar juntas para surtir o efeito da evangelização em comunhão. A música litúrgica brota da vida da comunidade baseada nos textos sagrados, orações do dia. É uma grande alegria ao ouvir uma música quando ela está sintonizada com aquilo que está sendo rezado. Assim, a manifestação da graça de Deus”, destacou o Padre José Carlos Sala, da Diocese de Erexim.

Por sua vez, o Frei Luiz Turra, pároco capuchinho da Paróquia Santo Antônio, em Porto Alegre, lembrou que a Igreja do Rio Grande do Sul e do Brasil está fazendo um trabalho importante para definir e clarear o seu repertório existente. “Na vida tudo é processo e nada se encontra definido. A música é um instrumento indispensável de evangelização”, afirmou o religioso.

O evento, que ficou marcado pela espiritualidade mariana, foi concluído com uma celebração eucarística totalmente cantada. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Regional Sul 3 da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas