Gaudium news > Encontro Nacional dos Bispos Eméritos será realizado no Rio de Janeiro

Encontro Nacional dos Bispos Eméritos será realizado no Rio de Janeiro

Brasília (Terça-feira, 08-08-2017, Gaudium Press) “O bispo emérito numa Igreja em Saída” é o tema do 4º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, que ocorrerá entre 11 e 14 de setembro no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

Encontro Nacional dos Bispos Eméritos será realizado no Rio de Janeiro.JPG

O evento é promovido pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e pretende reunir todos os bispos eméritos do Brasil – hoje aproximadamente 170 – para uma “troca de experiências e partilhas”.

Com a intenção de fazer os últimos ajustes para o evento, a Comissão para os Bispos Eméritos esteve reunida na sede da CNBB, em Brasília, a fim de deixar tudo encaminhado para que o encontro ocorra conforme o planejado e possa agradar a todos os participantes, de acordo com Dom Luiz Soares Vieira.

“Estamos aguardando que um bom número de bispos eméritos compareça para que a gente possa fazer uma reunião gostosa e que anime realmente os nossos queridos irmãos do episcopado”, afirmou o presidente da Comissão.

Em sintonia com a Exortação Apostólica do Papa Francisco, intitulada “Evangelii Gaudium”, a temática do encontro também deseja expressar o apelo do Santo Padre para que a Igreja se mantenha “em saída”.

“Nós vamos analisar qual é o papel do bispo emérito neste contexto de Igreja em Saída e, acima de tudo, vamos falar sobre o aspecto missionário que o bispo emérito tem em termos de evangelização e missão”, explicou Dom Luiz.

Através de uma extensa programação, o encontro tratará assuntos relevantes para a vida, saúde e missão do bispo emérito.

Entre os temas a serem abordados está a questão da saúde dos eméritos. Sendo assim, os bispos terão palestras com médicos e especialistas no assunto.

Também ainda dentro da programação haverá a exibição de filmes e discussões sobre questões jurídicas que envolvem os eméritos, como a elaboração de testamentos.

“É neste encontro que os bispos poderão manifestar as suas preocupações, as suas necessidades, partilhar um pouco as suas experiências porque temos muitos bispos eméritos ainda com muitas atividades pastorais”, acrescentou o assessor da comissão, Padre João Cândido da Silva Neto. (LMI)

Da redação, Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas